Certamente, ter um site para o seu negócio já é lucrativo. No entanto, quem sabe como criar um site de vendas amplia as chances de aumentar o faturamento. Isso porque, com ele, é possível gerar muito mais oportunidades para a empresa. Além disso, simplifica o atendimento, reduz custos, entre muitos outros benefícios.
Pode ser um e-commerce ou uma página para apresentar seus produtos e impulsionar seus negócios. O fato é que criar um site de vendas tem se tornado cada vez mais recorrente. Aliás, é um dos melhores investimentos do mercado, principalmente para quem trabalha diretamente com o varejo. O site funciona como uma vitrine, que permite acompanhar os resultados de todos os esforços estratégicos para vender seus produtos.
No entanto, é preciso saber exatamente como criar um site de vendas para não cometer erros e desperdiçar recursos. Por isso, separamos a seguir algumas dicas de como fazer isso em alguns passos simples.
Como criar um site de vendas?
Com certeza, você deve estar pensando em como criar um site de vendas de forma simples e sem dores de cabeça. Não se preocupe: nós ajudamos nesse processo.
Mas é importante entender que você vai precisar ir muito além da criação. É necessário pensar em estratégias e ferramentas que gerem boas experiências de navegação ao usuário, conquistando-o e fidelizando-o.
Defina o tipo de site de vendas
A primeira coisa que você precisa ter em mente é qual será o tipo de apresentação do seu site: on-page ou e-commerce. Além disso, existem algumas outras opções que variam de acordo com o seu nicho de atuação:
- Site de vendas profissional.
- Site de vendas coletivas.
- Site de venda de serviços.
- Site de venda de produtos.
- Site de venda de afiliados.
- Site de venda de imóveis.
- Site de compra e venda.
O passo seguinte é definir qual será a plataforma utilizada para criar seu site de vendas. Existem muitas ferramentas disponíveis no mercado e que facilitam a sua vida. Elas dispensam a necessidade de contratar um programador só para isso.
As plataformas de criação de sites – ou os chamados CMS (Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo) – possibilitam que você faça tudo sozinho e rapidamente. E, o melhor, mesmo que você não tenha conhecimento algum de como criar um site de vendas. A interface é simples e intuitiva, facilitando sua experiência ao executar o projeto.
Escolha a hospedagem e o domínio
Essa etapa é muito importante, pois vai garantir o bom funcionamento do site e inclusive mantê-lo no ar. No entanto, é necessário pesquisar muito para não cometer erros na hora de escolher a hospedagem e o domínio.
Aliás, há um problema muito comum para pessoas que não sabem como criar um site de vendas: ter dores de cabeça e custos extras quando escolhem o fornecedor errado para a hospedagem. Mas qual a diferença entre os dois conceitos? Saiba o que é cada um:
- Hospedagem: é onde os arquivos do seu site serão hospedados. Códigos, imagens, textos, vídeos – tudo isso compõe um site e precisa de um lugar para ser armazenado.
- Domínio: é o endereço que você vai escolher para acessar sua página. Ele precisa ser de fácil memorização.
Defina o layout
Essa parte deve ser bem pensada. Se você não sabe como criar um site de vendas, pode cometer um erro grave nessa fase. Isso porque o design da página precisa ser leve, atrativo, e condizer com o nicho de mercado em que você atua.
O componente visual aumenta as chances de os consumidores ficarem mais tempo no site e comprarem seus produtos. Um bom design significa que o seu site deve ser bonito e funcional.
Cuide com botões e formulários
Esse é um detalhe técnico fundamental também. Afinal, é algo que influencia diretamente na experiência do usuário no seu site de vendas. É importante destacar os botões que chamam o usuário para executar uma ação, os famosos Call to Action. Eles cumprem um papel crucial na interação do visitante, facilitando ou até mesmo dificultando a compra.
Para os formulários, a lógica é praticamente a mesma. Eles também precisam ser atrativos e ter uma estratégia de apresentação que induza o usuário a preenchê-los.
Faça testes
Quando você criar um site de vendas, precisa executar diversos testes antes de oficializar a publicação. Navegue por todas as páginas, verifique botões e formulários. Releia os conteúdos e menus. Certifique-se de que tudo esteja funcionando perfeitamente. Qualquer erro que passe despercebido pode trazer incômodos mais para frente.
Produza conteúdo relevante para atrair visitantes
A otimização do site é muito importante para melhorar o posicionamento no Google e atrair visitantes. Quanto mais pessoas acessarem seu site e permanecerem nele, mais interessante ele será, conquistando definitivamente os usuários.
Produza conteúdos relevantes, com aplicação de técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Isso não somente faz parte do processo de otimização. Também ajuda seu cliente a resolver problemas e a se relacionar com sua marca.
Outra vantagem é gerar mais autoridade para seu negócio, tornando você uma referência no segmento em que atua.
Faça revisões e mantenha o site atualizado
Agora você já sabe como criar um site de vendas. É interessante, depois da criação, saber analisar os dados que ele vai acumular. Essas informações são essenciais para efetuar melhorias constantes da página.
Experimente, observe e avalie os dados e a performance da página. Descubra, assim, se há algo errado ou se acertou nas estratégias. Com isso, é possível aplicar corretamente as mudanças e ter resultados de vendas significativos.