Se sua empresa está precisando conquistar mais visibilidade, com um investimento certeiro e que traga resultados concretos, você está lendo o texto certo! O Google AdWords é uma poderosa ferramenta para promover o seu negócio, atrair mais clientes e, claro, incrementar o faturamento.
Quer saber como tirar o melhor proveito da plataforma e não cometer erros comuns que podem arruinar sua campanha? Continue acompanhando este guia e saiba tudo:
1. Como tirar o melhor proveito do Google AdWords
Imagine ter a possibilidade impactar seus potenciais clientes no momento exato em que eles precisam da solução que sua empresa oferece. É exatamente isso que uma campanha na ferramenta de anúncios no Google pode fazer pelo seu negócio!
No entanto, criar anúncios que tragam o retorno esperado requer planejamento, conhecimento do público-alvo e estratégias adequadas. Além disso, é muito importante saber programar a ferramenta, a segmentação e os lances de custo por clique corretamente.
1.1. Entenda o seu público
É muito comum as empresas criarem campanhas no AdWords com base em seus próprios conhecimentos sobre o mercado. Para converter, porém, uma campanha precisa estar adequada aos hábitos dos clientes e ressaltar o que eles entendem como valor.
Por isso, o primeiro passo é fazer uma pesquisa extensa do comportamento de compra do público-alvo e do mercado. Também é importante descobrir as tendências de buscas. Ou seja, quais palavras e frases as pessoas mais usam para procurar o seu produto ou serviço no Google.
Esses dados possibilitarão criar campanhas muito mais competitivas e divulgar atributos e diferenciais que façam mais sentido para potenciais clientes.
Existem diversas ferramentas que você pode utilizar para realizar essa pesquisa. Entre elas, destacamos o Keyword Planner, disponibilizada dentro da plataforma AdWords, e o Google Trends.
1.2. Crie uma proposta de venda irrecusável
Agora que você já sabe exatamente quais são os hábitos de compra do seu público e o que ele percebe como valor, chegou a hora de fazer uma proposta que não poderá ser recusada.
Isso significa que é preciso criar anúncios e divulgar atributos que realmente despertem o desejo dos clientes em potencial.
Em outras palavras, tenha em mente que as pessoas não compram produtos, serviços e empresas, e sim, soluções e melhorias para seus problemas. Por isso, chegou o momento de elaborar propostas memoráveis e que realmente terão o poder de fazer a diferença na vida das pessoas.
Para isso, o copywriting e o design são indispensáveis. Alinhando um bom call to cation a uma comunicação visual de qualidade, seu anúncio certamente despertará o interesse do público.
1.3. Tenha uma landing page matadora
Até aqui, você entendeu o comportamento de compra de seus potenciais clientes e sabe o que ele considera como valor para resolver os seus problemas. Essa compreensão permitiu criar propostas de vendas irrecusáveis, que vão ajudar a criar anúncios mais competitivos.
Mas isso não quer dizer que o trabalho está encerrado. Depois que o seu anúncio é clicado, chegou o momento de a landing page fazer o seu trabalho e gerar conversões.
Imagine em um usuário que, ao clicar no seu anúncio, é direcionado para uma página que não aborda exatamente aquilo que foi prometido. Além de perder o potencial cliente, o Google entenderá que sua campanha não é tão relevante assim.
Por isso, a landing page precisa entregar conteúdo relevante e, de maneira objetiva, levar as pessoas a realizarem a ação que você deseja.
Outro ponto importante, mas que muitas empresas acabam esquecendo justamente por ser tão óbvio, são os CTAs, ou seja, as chamadas para a ação. Em outras palavras, se o objetivo da campanha é o preenchimento de um formulário, você precisa colocar um botão visível para que o usuário entenda.
Portanto, crie uma página específica para a sua oferta. Evite enchê-la com informações que não estão relacionadas ao produto/serviço anunciado. A navegação deve ser leve, fácil, rápida, intuitiva e o visual deve agradar os olhos dos visitantes.
Trabalhar as cores, as disposições dos elementos e os botões em uma landing page aumentará consideravelmente o poder de conversão. Para isso, testar diferentes variações e acompanhar os resultados é fundamental!
2. Os principais erros ao usar o Google AdWords
Agora que você já sabe como criar uma campanha com alto poder de conversão no AdWords, chegou o momento de fugir dos erros mais comuns que as empresas cometem.
2.1. Usar palavras-chave muito genéricas
O primeiro impulso ao criar uma campanha é sempre querer “bater de frente” com os grandes players do mercado e comprar palavras genéricas e com grande volume de buscas.
Pois saiba que essa é uma briga que você não vai querer comprar. Quanto mais genérica for a palavra, maior a concorrência e a visibilidade. Apesar de parecer boa, essa é uma estratégia que costuma consumir muita verba e gerar pouca conversão.
Opte por palavras mais segmentadas, como frases e termos específicos, para conseguir um tráfego mais qualificado e com maior poder de conversão para a sua campanha.
Na grande maioria das vezes, vale a pena abrir mão do volume de acessos para ganhar na taxa de conversão. No exemplo acima, a Dentalprev optou pelo termo “quanto custa clareamento dental” ao invés de competir apenas pela palavra-chave “clareamento dental”, que apresenta um CPC acima de R$ 5,00.
2.2. Ignorar as palavras-chave negativas
Outra excelente maneira de otimizar a sua campanha, e que acaba sendo deixada de lado pela maioria das empresas, são as correspondências negativas.
Sua campanha pode desperdiçar verba e visibilidade por aparecer para pessoas que não estão no momento certo do processo de compra ou que não tem a ver com o perfil do público.
Estudar os termos buscados quando os anúncios são exibidos, mas não geram conversões, é essencial para identificar essas palavras e negativa-las.
2.3. Não conhecer as estruturas das campanhas
É muito comum os anunciantes confundirem a estrutura de uma campanha no AdWords e inserirem uma gama enorme de palavras-chave no mesmo grupo de anúncios.
Pense que cada grupo deve conter um tema ou uma categoria específica. Ou seja, você deve criar um grupo para vender “tênis esportivos” e outro para “tênis casuais”.
Dessa forma, não há o risco de o Google imprimir anúncios pouco relevantes para os usuários, e a sua campanha se torna muito mais atrativa e qualificada.
3. Nunca deixe de analisar
Uma campanha competitiva e que traga resultados no Google AdWords precisa de monitoramento e análises constantes!
Acompanhar os relatórios permite entender quais palavras-chave, grupos de anúncios, dias e horários apresentam mais conversões. Além de possibilitar testes comparativos entre textos e landing pages.
Esse tipo de análise é importante para priorizar as estratégias mais eficazes e descontinuar aquelas que não trazem os resultados esperados.
4. Bônus: comece a pensar no remarketing
O remarketing é uma importante estratégia dentro do Google AdWords. Ela permite exibir anúncios para pessoas que acessaram o site da sua empresa, mas não converteram.
Sabe quando você entra em um site para olhar os produtos e depois os anúncios daquela loja ficam aparecendo para você em outros sites? Isso é remarketing!
Com ele, é possível impactar novamente usuários que não estavam no momento de compra e otimizar os resultados da campanha.
Mas, tome cuidado para não virar aquele vendedor insistente que fica com fama de chato. O remarketing também deve ser utilizado com cautela, estratégias adequadas e muita análise.
O Google AdWords é uma das formas mais eficazes de se fazer publicidade na internet. E a adesão a essa ferramenta cresce mais a cada ano. Se você ainda não começou a utilizá-la, pode estar perdendo vendas e clientes para os concorrentes que já utilizam.
E não pense que isso só funciona para e-commerces. Hoje, grande parte das compras realizadas nas lojas físicas, começam através de pesquisas e anúncios no Google. Por isso, comece já a bolar a sua estratégia de anúncios.
Boas vendas! 🙂
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