Sabe quando você conhece alguém e guarda na memória características especiais dessa pessoa? O mesmo acontece no mundo dos negócios e do marketing. Sem dúvida, você gostaria que o seu público se conectasse à sua marca instantaneamente. Então é necessário que a sua identidade visual seja atraente o suficiente para estabelecer essa ligação.
Provavelmente, você reconhece muitas marcas famosas apenas batendo o olho na imagem que as identifica. E é exatamente desse reconhecimento que a sua empresa precisa.
Investir em um conjunto de elementos para singularizar sua marca é especialmente importante para atrair, encantar e converter clientes.
Que tal saber mais sobre a construção de uma boa identidade visual? Boa leitura!
O que é identidade visual?
A identidade visual de uma empresa é um conjunto de elementos que identificam conceitos, posicionamento e valores do negócio. A maior parte das pessoas logo relaciona essa ideia ao logotipo, e esse é um bom começo. Mas tal conjunto envolve ainda outros componentes:
- Paleta de cores.
- Tipografia.
- Brandbook.
- Cartão de visita.
- Papel timbrado.
- Site.
- Envelope.
- Assinatura de e-mail, entre outros.
Como falamos no começo deste texto, fica mais fácil imaginar que sua empresa é uma pessoa. Da mesma forma que você, ela tem algumas características importantes e diferenciais que a destacam em seu nicho de mercado, concorda?
São esses diferenciais e essas qualidades que devem estar presentes na sua identidade visual. Ficou mais claro? Tudo o que ajuda a identificar sua empresa faz parte da identidade visual dela.
É exatamente o que acontece com as grandes marcas do mercado – como Coca-Cola, McDonalds e, mais recentemente, Nubank. Depois de assimilada, a identidade visual fica gravada na memória do consumidor, gerando identificação e engajamento. Isso contribui, e muito, para o crescimento do negócio.
Uma marca bem construída é facilmente assimilada. Desperta a curiosidade, transmite segurança e confiança, gera sensação de proximidade. Além disso, facilita a tomada de decisão durante a jornada de compra do cliente.
E então, pronto para pensar na identidade visual da sua empresa?
O que compõe a identidade visual?
A identidade visual de uma empresa é composta de elementos que levam à identificação imediata do produto ou serviço que ela oferece. Da mesma forma, também desperta sensações nos consumidores. Veja a seguir.
Logotipo
O primeiro item que vem à mente da maioria das pessoas quando se fala em identidade visual é o logotipo. Geralmente composto por símbolos, textos e formas, o logotipo representa graficamente o negócio e identifica a marca. Quando bem construído, ele também transmite a ideia principal da sua empresa, estabelecendo a conexão com o seu público-alvo.
Mais do que bonito, o seu logotipo precisa ser funcional. Por isso, o trabalho de criação envolve design, psicologia e muita pesquisa para chegar ao resultado ideal.
Paleta de cores
Você já ouviu falar de psicologia das cores? Se esse conceito lhe é desconhecido, saiba que cada cor tem o poder de provocar sensações e sentimentos nas pessoas. Por isso, vincule sua identidade visual à paleta de cores que melhor represente o seu negócio.
A paleta escolhida precisa refletir seus ideais, transmitir confiança no produto ou serviço que você oferece. Esse, aliás, é um trabalho que exige conhecimento e muita pesquisa. A paleta de cores também estabelece tonalidades específicas para uso em projetos, que contribuem para a associação da sua marca.
Brandbook
Basicamente, o brandbook, ou manual da marca, é um documento que garante a padronização da comunicação de uma empresa. No entanto, ele vai além das regras para as diferentes aplicações da identidade visual. Um bom brandbook deve trazer também informações preciosas para guiar as estratégias do seu negócio.
Esse documento é a concretização da sua marca. Ele precisa estabelecer o posicionamento, o conceito, o tom de voz, os princípios, os propósitos e valores que a compõem.
Cartão de visita
Um bom cartão de visita, essencial no mundo dos negócios, reflete a identidade visual e a imagem corporativa da empresa. Além de oficializar apresentações, ele é excelente para reforçar o networking, garantindo boas parcerias e negócios.
Papel timbrado e envelope
O papel timbrado e o envelope também integram a identidade visual da sua marca. Eles vão acompanhar todas as comunicações da sua empresa com os clientes, conferindo credibilidade a esses documentos.
Site
Pense por um instante. Se um cliente buscasse por produtos ou serviços na sua área de atuação, ele encontraria a sua empresa na internet? Atualmente, um site é a ferramenta mais utilizada para estabelecer uma relação com o público.
Vejamos o levantamento, realizado pela plataforma Cuponation, com cerca de 139 milhões de usuários da internet. O Brasil ocupa o segundo lugar na lista de países que mais geraram tráfego para o Google no último trimestre de 2020.
Por isso, seu site precisa seguir a sua identidade visual, ter relevância e ser facilmente encontrado pelos mecanismos de busca. Aposte na criação de um blog alimentado com bons conteúdos. Invista ainda na otimização para SEO e em um design responsivo para acesso em qualquer dispositivo.
Assinatura de e-mail
A assinatura de e-mail acompanha todas as comunicações enviadas para leads e clientes na sua estratégia de e-mail marketing. Além de facilitar o contato com seu público, a assinatura personaliza e padroniza o e-mail corporativo, tornando-o muito mais profissional.
Quanto custa uma identidade visual?
Estabelecer um preço para a criação de uma identidade visual depende de vários fatores, como a quantidade de elementos contemplados no projeto. Como você pôde perceber ao longo deste artigo, do logotipo à assinatura de e-mail, são várias possibilidades. E todas elas podem ser adequadas às necessidades do seu negócio.
Não se esqueça de um detalhe importante: uma boa identidade visual é sinônimo de investimento. E investimentos geram valor, certo? Conte com a Elévon para criar tudo o que você precisa. Peça um orçamento: https://www.elevon.com.br/design/
Conheça nossos cases
Valorizer
A Valorizer é uma empresa de gestão patrimonial, com atendimento personalizado, dedicação, transparência e contato muito próximo com o cliente. A Elévon foi responsável pela criação da nova marca e pelo reposicionamento da empresa – desde o nome até o logo e a identidade visual.
SurgeryCare
A SurgeryCare é uma clínica médica especializada em cirurgias do aparelho digestivo, oncológicas e coloproctológicas. A Elévon entrou nessa história com a mentoria individual e exclusiva de posicionamento e diferenciação de marcas, com nosso Diretor Executivo, Glauber Serafim.
Desse modo, estabelecemos os pilares da marca, seu novo posicionamento e a identidade completa para a criação da clínica.
FoodTours
A FoodTours é uma agência de turismo que oferece roteiros gastronômicos. Ela é voltada para quem quer sair da rotina, ter experiências extraordinárias e conhecer novas pessoas, culturas, destinos e sabores.
Tudo começou com a nossa Mentoria em Branding. Assim, criamos um novo posicionamento para a marca, com conceito, logo e identidade.
Julio Muller Advogados
O escritório de advocacia Julio Muller entrou em contato conosco para renovar a identidade visual. Nossa equipe desenvolveu o novo logo, a identidade da papelaria e ainda um novo site.
Que tal diferenciar e destacar a sua marca no mercado com uma identidade visual que realmente se conecte aos seus clientes? Comece agora mesmo!