O Marketing Digital para imobiliárias é vital para atrair clientes. Para você ter uma ideia, 60% dos contatos recebidos pelas imobiliárias já são decorrentes de ações no meio online, de acordo com dados do Zap Imóveis.
Dessa forma, apostar no Marketing Digital para imobiliárias já deixou de ser algo novo. Agora, é preciso focar em um planejamento coerente e que priorize as estratégias certas para trazer resultados.
Como fazer, então, para usar redes sociais, links patrocinados e outras ferramentas a favor da sua imobiliária? Veja algumas dicas que vão ajudá-lo a dar esse próximo passo a seguir!
1 – Site além do básico
Ter um site moderno e atrativo é o primeiro passo para levar o Marketing Digital para imobiliárias em outro nível. Por isso, não adianta que o seu site seja bonito e funcione apenas como um grande catálogo de imóveis.
É preciso pensar em outras características que ajudem os seus clientes a navegar por ele e a encontrar o que desejam.
O primeiro passo para isso é pensar o site na experiência que ele oferece no mobile. Afinal, o conceito de “mobile first” já é uma exigência, uma vez que cresce o número de usuários de smartphones constantemente.
É preciso que todas as funcionalidades do site, principalmente a de pesquisa, funcionem muito bem no celular. Falando nisso, tente facilitar a busca por imóveis o máximo possível.
Pense em critérios como bairro, tamanho, configuração, preço, entre outros, que são importantes para o seu público. Assim, você consegue exibir os imóveis mais adequados para cada pessoa.
Falando dos imóveis, é essencial que eles sejam apresentados por meio de fotos profissionais e, até mesmo, vídeos.
O AirBnB percebeu que anúncios com fotos de qualidade recebiam de 2x a 3x mais reservas e passou a investir em fotógrafos profissionais para as listagens. O resultado de crescimento você pode ver nesse slide, criado por Sean Ellis:
Aposte em imagens com boa resolução e iluminação. Além disso, além da área interna do imóvel, apresente também a região em que ele está. Afinal, todos esses pontos fazem a diferença no momento de decisão do cliente.
Por fim, aposte em recursos gráficos como ícones, mapas e cores diferentes para destacar pontos importantes. E, claro, sempre deixe os contatos da imobiliária acessíveis. Isso vale para as redes sociais, telefone e endereço.
2 – Conteúdo verdadeiramente focado nos clientes
O conteúdo é parte fundamental de uma boa estratégia de Marketing Digital para imobiliárias. No entanto, para ser eficaz, ele precisa ser verdadeiramente relevante para os seus clientes. Caso contrário, vocês serão apenas mais uma empresa na multidão.
Todos os conteúdos criados, tanto os textos do site quanto os posts, devem ser pensados em sanar dúvidas dos clientes.
Pense nas principais inquietações das pessoas durante as 4 etapas da jornada de compra: Aprendizado e Descoberta; Reconhecimento do Problema; Consideração da Solução; Decisão e Compra.
A partir daí, trace um planejamento com os temas que podem ser desenvolvidos para cada uma delas. Alguns exemplos são: comparação entre bairros, fatores que podem depreciar o imóvel, pontos de atenção antes da compra, tipos de financiamento, entre outros.
O importante é que os conteúdos estejam atrelados às suas personas. Ou seja, de nada vai adiantar abordar temas relacionados à conquista da casa própria, se o seu público compra imóveis para investir.
3 – Segmentação de leads para aumentar a conversão
É comum que as imobiliárias tenham uma grande base de leads. Afinal, eles podem vir por formulários do site, de eventos de lançamento ou ao entrarem em contato para se informarem sobre um imóvel.
Com isso, o que realmente fará a diferença para melhorar os seus resultados em uma campanha de Marketing Digital para imobiliárias é a segmentação.
Tente não apenas armazenar esses leads, como também, organizá-los em perfis similares. Pode ser por bairro, por cidade, por valor ou por tipo de imóvel.
O importante aqui é tentar agrupar os leads em interesses específicos. Assim, você conseguirá segmentar a comunicação e impactar a pessoa certa com a mensagem adequada. Aumentando consideravelmente as chances de conversão.
4 – E-mail marketing é fundamental no Marketing Digital para imobiliárias
Engana-se quem ainda tem aquela visão de que o e-mail marketing é incômodo e nada eficaz. Do contrário, 87% das pessoas que buscam imóveis preferem ser contatados por e-mail, de acordo com o E-commerce Brasil.
Isso acontece porque o e-mail permite que as pessoas avaliem as opções com calma e no horário mais adequado. O que nem sempre é possível quando a divulgação é realizada com uma ligação, por exemplo.
Os e-mails ainda permitem explorar outros recursos que meios convencionais não apresentam. Entre eles, as fotos, detalhes do imóvel e, inclusive, a possibilidade do próprio cliente complementar a pesquisa.
Por isso, o e-mail marketing deve sim ser tratado com atenção dentro da estratégia de Marketing Digital para imobiliárias. Se você ainda não o utiliza, pode estar perdendo oportunidades incríveis!
5 – Redes sociais para manter o relacionamento
As redes sociais são excelentes para estreitar o relacionamento com clientes e leads. Além disso, uma boa estratégia nesses canais pode ser determinante para ampliar o alcance dos seus imóveis.
A grande questão aqui está no fato de existirem muitas opções de redes sociais. Portanto, o que faz a diferença nos resultados é a escolha das mais adequadas para o seu público.
Afinal, de nada adianta fazer um ótimo trabalho no Facebook, por exemplo, se os seus clientes estiverem no Instagram.
De forma geral, as redes sociais mais relevantes para imobiliárias são:
WhatsApp: 98% das pessoas que procuram imóveis usam o WhatsApp, de acordo com o E-commerce Brasil. Portanto, esse é um excelente aplicativo para manter o relacionamento com clientes e tirar dúvidas.
Facebook e Instagram: por serem muito visuais, essas redes sociais são ótimas para divulgar os imóveis e os demais conteúdos produzidos. A dica aqui é incentivar a interação, apresentar os diferenciais dos imóveis e tirar as dúvidas dos seguidores.
YouTube: quando o aspecto visual importa, os vídeos são ótimos aliados. Transformar os conteúdos em vídeo e usá-los para mostrar os imóveis transmite mais credibilidade e confiança aos clientes. Por isso, use e abuse desse recurso!
Vale dizer ainda que as redes sociais são uma importante fonte de validação. Muitas pessoas recorrem a esses canais para ver as avaliações da empresa. E, assim, tomar a decisão com mais segurança.
6 – Campanhas de performance: links patrocinados + anúncios nas redes sociais
Pense que de nada vai adiantar produzir um conteúdo incrível se as pessoas não ficarem sabendo que eles existem. Por isso, uma boa estratégia de Marketing Digital para imobiliárias também deve englobar as campanhas patrocinadas.
Investir no Google AdWords, por meio da rede de pesquisa e de display e do remarketing é uma das frentes importantes aqui. Com a ferramenta, é possível divulgar os imóveis mais adequados para as pessoas certas.
Para isso, faça testes, pesquisas e análise de retorno para escolher as melhores palavras-chave e canais. Testar variações de anúncios e imagens é determinante para otimizar as suas campanhas.
Também pode ser interessante usar vídeos dos imóveis nos anúncios. Afinal, esse é um excelente recurso para valorizar os atributos do produto.
Lembre-se de sempre usar CTAs atrativas e que levem, de fato, à ação. Uma boa dica pode ser colocar o WhatsApp do corretor e, assim, já incentivar uma conversa e agendamento de visita.
7 – Use as avaliações para evoluir
Como dissemos mais acima, as redes sociais e a internet de forma geral são usadas pelas pessoas para avaliar a reputação de uma empresa.
O Reclame Aqui, por exemplo, é uma excelente fonte para entender se uma imobiliária presta um bom serviço.
É claro que é impossível agradar a todos e nunca ter nenhuma reclamação. Ainda assim, acompanhar o que falam da sua empresa faz toda a diferença para reverter esses casos.
Pense que esse tipo de monitoramento ajuda a melhorar os serviços prestados. E, ao responder e resolver reclamações, vocês mostram que estão abertos a evoluir e que a opinião do cliente é importante.
Especialmente quando falamos da área de serviços, esse tipo de atitude é ainda mais vital. Afinal, estamos tratando da reputação e da qualidade do atendimento prestado.
8 – Análise constante de resultados
Por fim, é importante ressaltar que a análise de resultados também faz parte do Marketing Digital para imobiliárias. Por isso, ela deve ser feita de forma adequada e constante.
Se a métrica buscada são mais leads qualificados, por exemplo, acompanhar o número de likes em posts no Facebook pode ser uma perda de tempo. Afinal, esse indicador não revela a quantidade de potenciais clientes capturados.
É essencial que o planejamento venha atrelado a objetivos e indicadores de sucesso. Sendo que esses indicadores devem, de fato, apontar se vocês estão ou não no caminho certo.
Faça esse tipo de análise de forma frequente. Assim, será possível reagir com rapidez e focar no que traz mais resultados. Permitindo um melhor uso das verbas e, consequentemente, uma taxa de conversão de maior qualidade.
Use também as descobertas obtidas com o monitoramento para adequar a estratégia e, quem sabe, lançar novos produtos e serviços. Uma das grandes vantagens do Marketing Digital para imobiliárias está em justamente poder conhecer melhor os clientes.
Por isso, quem usa todo o aprendizado adquirido de forma a gerar mais valor para a empresa, costuma sair na frente!
Como tem sido a sua experiência com o Marketing Digital para imobiliárias? Conte para a gente nos comentários!