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Quais são as melhores ações de marketing offline nas escolas

Quais são as melhores ações de marketing offline para escolas?

Atrair mais alunos e mantê-los é uma realidade plenamente possível quando boas estratégias de marketing educacional são utilizadas. É amplamente conhecido no segmento que as ferramentas online são poderosas. No entanto, também é essencial apostar nas melhores ações de marketing offline para escolas e gerar uma boa reputação para a sua marca.

Mas você sabe quais são as melhores ações de marketing offline para escolas? Agora é a hora de conhecer as estratégias certas e saber como conduzi-las para gerar mais matrículas. Vamos lá?

Quer atrair mais alunos pra sua escola?

A importância de diversificar as estratégias de marketing

Não há dúvidas de que o marketing digital desempenha um papel extremamente importante e eficaz. Com ele, é possível segmentar o público, mensurar os resultados com precisão e avaliar o sucesso das estratégias adotadas.

Entretanto, é crucial considerar que uma boa parte do seu público pode estar fora das mídias online. Aqui, cabe bem aquele ditado muito utilizado no marketing: “não coloque todos os ovos em uma mesma cesta!”

Antes de aplicar todo o orçamento de marketing em uma única estratégia, é fundamental realizar pesquisas sobre o perfil do seu público. É essencial compreender onde eles costumam se informar e quais mídias são mais eficientes para impactá-los.

Dessa forma, é interessante diversificar suas estratégias, apostando tanto no marketing digital quanto nas melhores ações de marketing offline para escolas. Que tal conferir algumas?

Exposição em mídias tradicionais

Entre as melhores ações de marketing offline para escolas, anunciar em rádios, jornais e outdoors ainda gera grande credibilidade. É verdade que o investimento para isso costuma ser mais alto do que nos canais online. No entanto, é possível obter bom retorno com esse tipo de anúncio.

Uma alternativa viável é trabalhar com ações de assessoria de imprensa. Professores, alunos e diretores da sua universidade podem ser fontes de matérias jornalísticas para rádio e TV. Essa é uma forma mais acessível de exposição da marca, que aumenta a confiança do público.

Além disso, a publicidade também é uma solução possível. No entanto, é importante optar por espaços de qualidade, em que o público-alvo seja alcançado, e analisar o custo-benefício da operação.

Branded Content

Caso não queira depender exclusivamente de anúncios em grandes revistas ou de matérias publicadas em jornais, é recomendado investir em suas próprias publicações. O Branded Content também está entre as melhores ações de marketing offline para escolas. Essa estratégia se refere a conteúdos produzidos pela própria marca com o intuito de gerar autoridade.

Em outras palavras, a marca vira produtora de conteúdo – educacional, informativo ou de entretenimento. Publicar uma revista especializada que circula na comunidade ou realizar eventos de recreação são bons exemplos de ações de Branded Content.

Ações promocionais

O boca a boca e a recomendação de alunos possuem grande valor! As pessoas tendem a valorizar a opinião de quem é próximo delas. Por isso, as indicações também figuram na lista das melhores ações de marketing offline para escolas.

Uma estratégia eficaz é apostar em iniciativas que ofereçam descontos para alunos que indiquem outros estudantes. Além disso, criar pacotes promocionais para membros de uma mesma família também é benéfico tanto para a sua marca quanto para a comunidade estudantil.

Outdoors

Os outdoors são amplamente utilizados por várias escolas e ajudam a manter o nome da instituição em destaque. A divulgação dos resultados da escola e a exposição das qualidades de estrutura e ensino auxiliam a trazer mais força para esses anúncios.

Confira o case Colégio Movhi

Front Light

O Front Light se difere do outdoor pelo tamanho e tipo de estrutura. Em uma comparação bastante simplificada, o Front Light é um outdoor com mais recursos.

Os anúncios chamados de Front Light apresentam um painel de estrutura metálica, responsável por receber uma lona com a propaganda do cliente. A arte é iluminada em sua parte externa e frontal, atraindo ainda mais a atenção do público. Vale ressaltar que o painel fica sempre iluminado durante a veiculação contratada.

Assim como os outdoors, os Front Lights são instalados em locais de grande circulação de pessoas, sendo um meio muito eficaz de apresentar sua campanha publicitária.

Busdoors

Este tipo de comunicação se destaca por se tratar de uma ferramenta de mídia móvel, que divulga o conteúdo publicitário no vidro traseiro do ônibus, normalmente por meio de um adesivo com imagens de alta qualidade e texto de fácil leitura.

O investimento neste canal de comunicação traz alguns benefícios evidentes, como a capacidade de causar grande impacto visual, atingir vários tipos de públicos e em vários locais (já que sempre está em movimento), além do fato de ser uma mídia com custo acessível para empresas de todos os portes.

Ações de caráter social ou socioambiental

Aposte em atitudes que aproximem a instituição da comunidade. A palavra-chave aqui é engajamento: informe-se sobre os problemas existentes nas imediações da sua escola ou universidade e verifique como ela pode auxiliar os moradores.

Existem uma diversidade enorme de ações de caráter socioambiental que podem ser desenvolvidas. Esse tipo de marketing, além de atrair mais alunos, ajuda a criar uma imagem positiva para a instituição.

Visitas e panfletagem nas escolas

No caso das universidades, os estudantes do terceiro ano do ensino médio são potenciais futuros alunos, certo? Por isso, visitar as escolas em que eles estudam é mais uma das melhores ações de marketing offline.

Afinal, eles estão no momento de escolha do curso e da universidade em que pretendem estudar. Uma vez que você faça um contato mais próximo, sua instituição será lembrada na hora da decisão. Essa é uma ótima oportunidade para coletar nome e e-mail dos alunos para envio de newsletter, aumentando sua base de leads.

Como nem sempre é possível visitar todas as escolas, uma iniciativa mais abrangente também pode ser tomada: a panfletagem. Apesar de ser uma forma de divulgação tradicional, ela ainda tem bastante eficácia.

Aposte na produção de flyers e folders bem produzidos para entregar durante a visitação, que deve ser realizada no local certo e na hora certa.

Marketing de guerrilha

O marketing de guerrilha costuma ser uma das melhores ações de marketing offline. Afinal, seu objetivo é chamar a atenção das pessoas para a oferta da sua instituição. Assim, proporcione uma experiência única, que fuja das formas tradicionais de comunicação. Confira alguns exemplos:

  • Realização de pedágios em vias de grande movimento.
  • Ações em shopping centers com atividades que envolvam a participação do seu público-alvo.
  • Participação e apoio/patrocínio em grandes eventos culturais, shows e festas tradicionais da sua cidade.
  • Atividades realizadas pela instituição, como corridas ou campeonatos que envolvam toda a comunidade ou apenas os estudantes da região.

Offline e online juntos

Outro ponto importante das melhores ações de marketing offline para escolas é trazer a maior quantidade possível de pessoas para o online. Afinal, no site da sua instituição, elas podem se cadastrar e se transformar em leads. Assim, você tem a possibilidade de usar o CRM educacional para acompanhar e conduzir a jornada até o status de aluno.

Confira o case Colégio Paulo Freire

Conclusão

Como visto, é possível atrair mais alunos por meio das melhores ações de marketing offline. E nem é preciso investir uma fortuna para isso, pois essas estratégias são de fácil execução e baixo orçamento. Antes de implementar qualquer ação, é essencial avaliar as necessidades atuais de sua marca e estudar sua persona. Com isso em mente, coloque suas ideias em prática!

Se você gostou deste artigo, não deixe de acompanhar nossas dicas e novidades no blog. Temos mais conteúdos como este para ajudar você a otimizar suas estratégias de marketing.

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