Você também é daqueles que usam o celular para tudo? Acessa banco, redes sociais, e-mail, sites? Costuma fazer bastante pesquisa também? Bem, saiba que você não é o único. E justamente por isso um site mobile é tão importante para o seu negócio. Afinal, quem busca algo na internet também deseja ter a melhor experiência de navegação, certo?
Um site otimizado é uma das estratégias fundamentais para o seu marketing digital. Igualmente, investir em um site mobile é crucial para aumentar o alcance e o destaque da sua marca na internet.
Ficou interessado? Então, acompanhe a leitura e entenda o assunto!
O que é um site mobile?
O site mobile é uma versão exclusiva para que o usuário acesse em smartphones ou tablets. Trata-se de uma versão diferente do site original, com conteúdo e programação próprios e armazenada geralmente em um subdomínio. O intuito é melhorar a navegação e a experiência do usuário. Para isso, dispõe de:
- uma interface amigável;
- menus, imagens e textos distribuídos de forma a melhorar a visualização;
- carregamento mais rápido;
- adaptação ao tipo de dispositivo utilizado.
Mesmo se tratando de dispositivos móveis, o site mobile também precisa ser responsivo. Desse modo, consegue se adaptar aos diversos tamanhos de telas e resoluções.
Importância de um site mobile
Todo mundo já teve uma experiência negativa ao acessar um site pelo celular. Sabe aquela página em que alguns botões não funcionam, o conteúdo não se adapta à tela ou demora muito para carregar? Bem, esse, com certeza, não é um site mobile.
Sabe qual é a reação dos usuários ao se depararem com um site assim? Isso mesmo, eles simplesmente abandonam, sem realizar nenhuma ação. E você não quer que isso aconteça, certo? Especialmente nos dias de hoje, em que a esmagadora maioria da população tem acesso à internet.
É o que diz a pesquisa sobre Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios Brasileiros (TIC Domicílios) 2021. Os dados foram divulgados em junho deste ano pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). O percentual de pessoas com acesso à internet saltou de 74% para 81% num período de dois anos.
Já o relatório Tendências e Comportamentos Digitais 2022, da Comscore, aponta que, do total de pessoas conectadas no país:
- 84,6 milhões acessam a internet exclusivamente por dispositivos mobile;
- 11,6 milhões usam desktop;
- 35,9 milhões utilizam as duas plataformas.
O mesmo estudo indica ainda que seis em cada dez proprietários de celular (63%) fazem compras pela internet.
Com todos esses dados, fica fácil entender a importância de investir em um site mobile, concorda? Esse é um caminho sem volta para empresas que desejam estar ao alcance dos consumidores. Mas, se você quer mais razões para isso, vamos lá!
Aumento das vendas
As redes sociais oferecem diversas possibilidades de impactar o seu público-alvo por meio de anúncios e chamá-lo à conversão. Mas exigir que o usuário saia do celular para acessar o seu conteúdo é um tiro no pé. A grande audiência das redes pode e deve ser um convite para um site mobile.
Diminuição da taxa de rejeição
A diminuição da taxa de rejeição é outra vantagem de investir em um site mobile. Grande parte dos usuários acessa a internet pelo celular, como vimos. Assim, melhorar a navegabilidade nos dispositivos móveis pode ser o empurrãozinho que faltava para que eles permaneçam na sua página.
Melhor posicionamento em sites de busca
Os motores de busca, como Google, Bing e Yahoo, têm diversas regras para posicionar um site nas páginas de resultados. Sites otimizados para SEO têm mais chances de aparecer no topo das buscas. Eles devem oferecer boa navegabilidade, conteúdo relevante e uma experiência positiva para usuários de todas as plataformas.
Aumento do reconhecimento da sua marca
Seguindo o tópico anterior, quanto melhor for o ranqueamento do seu site nos motores de busca, maior será o seu tráfego orgânico. Isso significa mais visitas e impacta diretamente o reconhecimento da sua marca.
Melhoria na experiência do usuário
Um cliente satisfeito é um cliente fidelizado, não é? Como sabemos, o seu público-alvo usa smartphones ou tablets para acessar a internet. Assim, é fundamental que você melhore a experiência dele com um site mobile.
Como ter um site mobile?
Se você ficou interessado no que apresentamos até aqui, então é hora de saber como ter um site mobile. O primeiro passo é pensar no layout da página. Opte pela seguinte disposição do conteúdo:
- Em uma única coluna.
- Imagens otimizadas.
- Um menu curto e simples.
- Botões call-to-action bem visíveis.
- Textos mais curtos.
- Formas de contato facilmente localizáveis.
Essas configurações evitam que o usuário se distraia e permitem uma melhor experiência de navegação. Ademais, para que o site carregue rapidamente, comprima e redimensione as imagens e esqueça as animações em flash.
Contar com profissionais experientes para planejar tantos detalhes e desenvolver o site mobile da sua empresa também é recomendado. Afinal, são muitos processos envolvidos, e é claro que você quer usufruir de todas as vantagens desse investimento, certo?
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