O termo em inglês storytelling, traduzido livremente para o português, significa “o ato de contar histórias”. Quando uma boa história é contada, ela envolve tanto o leitor que este estabelece relações com enredo, narrador e personagens. Essa narrativa prende a atenção e permanece na memória do interlocutor. Tudo se resume à relevância.
Na comunicação humana, a prática de contar histórias acontece desde que a humanidade descobriu a linguagem. Hoje, elas inspiram e levam conhecimento de um jeito mais leve que a tradicional formalidade empregada no meio corporativo.
Trata-se de uma das maneiras mais eficientes de conectar o público-alvo com uma marca. Por isso, o storytelling está cada vez mais presente no marketing, no entretenimento e nas apresentações de impacto.
O que é storytelling?
O storytelling é a arte de contar, desenvolver e adaptar histórias empregando soluções bem específicas. Além das palavras, a técnica permite o uso de recursos audiovisuais.
Para transmitir a mensagem de forma inesquecível e conectar-se emocionalmente com o leitor, a narrativa precisa ter alguns elementos. São eles: personagem, ambiente, conflito e mensagem, seguindo uma trajetória com começo, meio e fim.
- Personagem: é quem percorre toda a jornada e sofre uma transformação que leva à transmissão da mensagem.
- Ambiente: descrever com riqueza de detalhes o local onde a história se passa facilita que o público embarque na jornada.
- Conflito: é o gatilho que vai conduzir todo o fio da história, despertando o interesse da audiência.
- Mensagem: pode transformar e marcar a vida das pessoas.
Não existe um modelo pronto para utilizar o storytelling, até porque cada história é única. Mas algumas técnicas podem transformar e aprimorar sua narrativa. Veja a seguir.
Reúna informações sobre sua marca
Antes de começar a criar a história, o primeiro passo é reunir o máximo de informações a respeito da empresa. Pesquise sobre:
- sua fundação;
- quais eram as visões iniciais;
- o que mudou;
- histórias que marcaram a trajetória do negócio;
- datas importantes;
- outros materiais que julgar necessários.
Essa é a base de um storytelling autêntico, original.
Entenda o que move a sua audiência
As histórias mais engajadoras são aquelas em que conseguimos nos projetar para dentro da narrativa, vivenciando as situações apresentadas. Por isso, é essencial conhecer o público-alvo antes de começar a trabalhar com storytelling.
Esse conhecimento lhe dará uma percepção melhorada sobre os interesses, as preocupações e a personalidade do interlocutor. Todos esses elementos, quando integrados a uma narrativa, permitem que ela gere resultados mais eficazes.
Defina a mensagem que pretende transmitir
Para escrever bem, é preciso saber aonde queremos ir. Não dá para iniciar uma frase sem ter ideia de como ela vai terminar. O mesmo vale para o storytelling. Ao utilizá-lo para passar uma mensagem, é preciso defini-la com antecedência.
Adeque a mensagem ao meio
Para criar uma história atraente e cativante, use as características do meio a favor da sua narrativa. Um texto é uma ótima maneira de contar uma história, mas não a única. Há por aí uma série de outros recursos que podem tornar o storytelling ainda mais poderoso. Com esses detalhes em mente, o processo consegue ser mais assertivo, e a mensagem soa natural.
Imprima ritmo à história
Um bom storyteller sabe cativar a audiência tanto com um bom assunto quanto com o ritmo que imprime à narrativa. Na hora de escrever seu roteiro, pense na sequência de fatos de modo a criar um ritmo que incentive as pessoas a acompanhá-lo.
Use a emoção para se aproximar do público
A emoção é uma das técnicas mais eficientes para um storytelling de sucesso. Através dela, criamos conexões com as pessoas e com as marcas. Por isso, marcas com narrativas genéricas e focadas somente nas vendas enfrentam mais dificuldades para atrair prospects. É diferente com aquelas que conseguem unir o discurso de vendas a uma emoção que corresponda ao produto ou serviço.
Tenha continuidade na sua história
Uma narrativa de storytelling deve ter início, meio e fim. Essa divisão é uma forma de orientar a sucessão dos fatos e garantir uma continuidade lógica para a história.
O início precisa ter um conflito que sirva de gancho para o desenvolvimento da história, o que vai prender a audiência. O meio deve entreter e delinear o caminho que vai levar aos resultados que concluem o enredo.
Ofereça um bom final
Provavelmente você já saiu do cinema com um filme na cabeça e continuou pensando nele por semanas a fio. Isso é resultado de um storytelling bem-feito. Busque impressionar seus interlocutores com a conclusão da história – seja por meio de um final surpreendente, seja entregando a resposta para as perguntas que surgiram ao longo dela.
Storytelling no marketing e na publicidade
Uma das aplicações mais poderosas do storytelling acontece nos meios do marketing e da publicidade. Juntando os artifícios do audiovisual, é possível criar um universo inteiro em torno de uma marca ou de uma ideia. Vamos a alguns exemplos de sucesso:
Lego
No aniversário de 80 anos da empresa, a Lego decidiu contar toda sua história e trajetória em um vídeo. O resultado é este: A História da LEGO [Legendado] – YouTube
Dove
Outro bom exemplo de como o storytelling pode ajudar na identificação do público com a sua marca é o vídeo promocional da Dove para o Dia das Mães. Assista: Não existem Mães Perfeitas, apenas Mães Reais – Baby Dove – YouTube
Bertrand Livreiros
A Bertrand Livreiros produziu um dos mais emocionantes vídeos para o Natal de 2020, especialmente neste momento de pandemia em que vivemos. Confira: Bertrand Livreiros | Este Natal vai ser diferente para que volte a ser igual. – YouTube
As técnicas listadas nesse artigo podem ser adaptadas a diversos tipos de conteúdo, sem dúvida. Inclusive, valem tanto para o público externo quanto para o público interno. Contudo, lembre-se de que não devem ser vistas como uma receita de bolo a seguir. O que você deseja transmitir com a sua história é que vai pautar a construção do storytelling. Assim, vai revelar também a maneira certa de construir essa narrativa.
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