Hoje em dia chamar atenção das pessoas com propagandas e ações de marketing tradicional está cada vez mais difícil. Desse modo, investir em Inbound Marketing se tornou uma alternativa para atrair clientes. Chegou a hora de você saber mais!
Diferente do marketing tradicional – que interrompe o consumidor com propagandas que ele não deseja – o Inbound Marketing busca atraí-lo, disponibilizando a informação certa com base na criação das personas. Assim, ao procurar uma solução para um problema o consumidor irá encontrar o seu negócio. Por isso, esse método também é definido como marketing de atração.
A estratégia pode ser utilizada por qualquer empresa, independente do tamanho ou segmento, e vem se tornando uma forma eficaz de gerar vendas.
Se você ainda não está convencido sobre a eficácia desse método para o seu negócio, veja abaixo alguns motivos para investir em Inbound Marketing!
1 – A forma como os clientes compram mudou
Os clientes não admitem mais propaganda invasiva, principalmente no meio online que conta com recursos para bloquear esses tipos de anúncios. Portanto, para chamar atenção do consumidor é importante manter um posicionamento diferente.
Sua marca precisa criar um relacionamento com o cliente, entender os desejos dele e entregar valor. O objetivo é fazer com que o consumidor conheça e confie em seu negócio antes de oferecer um produto ou serviço. Desse modo, as chances dele considerar sua empresa no momento da compra são maiores.
Outro fator relevante é que as pessoas estão cada vez mais conectadas e com fácil acesso à informação, por isso dificilmente elas irão adquirir um produto ou serviço no primeiro contato com a empresa. Hoje em dia, antes de concretizar uma compra o consumidor tem condições de avaliar os prós e contras, analisar a reputação da marca, qualidade do produto, pesquisar preços, etc.
2 – Você irá criar conteúdo relevante para o mercado
Um dos princípios do Inbound Marketing é o marketing de conteúdo, que consiste em produzir conteúdo relevante para a sua audiência. Por isso a criação das personas é tão importante para essa estratégia.
Ao entender as dificuldades do seu público-alvo, você cria conteúdo de qualidade para solucionar os problemas dele, como blog posts e ebooks, por exemplo. Dessa forma, você transmitirá confiança e se torna referência no seu segmento de atuação.
Essa estratégia ajuda a manter um relacionamento e fidelizar clientes, possibilitando que eles lembrem da sua empresa quando precisarem de outras informações relacionadas ao seu negócio, e podendo inclusive recomendá-lo para outras pessoas.
A produção e o compartilhamento de conteúdo vão além de postagens em blogs e ebooks, eles também podem ser realizados em outros formatos como: vídeos, webinar, podcasts, infográficos, fóruns online, conteúdo em redes sociais, entre outros.
3 – Você não irá até os clientes: eles vão encontrar você
Ao investir em Inbound Marketing você não precisará bombardear o consumidor com propagandas e ações para convencê-lo a concretizar a venda, pois ele irá encontrar seu negócio.
Isso acontece por dois motivos: o primeiro é que ao produzir conteúdo relevante, visando à solução de problemas do seu público, você atrai visitantes até seu site e os acompanha durante a jornada de compra.
Quando um visitante chega até seu site por meio do blog, ele ainda não conhece sua empresa, nesse momento está apenas buscando uma solução para um problema. Ao interagir com seu conteúdo, baixando ebooks, por exemplo, ele se torna um lead e você tem a oportunidade de nutri-lo com informação interessante e educá-lo para que ele conheça mais sobre seu mercado e seu negócio.
Outro motivo é que hoje em dia a maioria dos consumidores utiliza mecanismos de busca como o Google antes de realizar uma compra – seja para pesquisar preços, opções de produtos e serviços, ou mesmo para conferir a opinião de outros consumidores. E, ao trabalhar com a otimização de conteúdo por meio de palavras-chaves sua empresa pode mais facilmente aparecer nestas buscas orgânicas, fazendo com que um cliente em potencial conheça seu negócio.
4- O seu time de vendas vai converter mais
Com a estratégia de Inbound Marketing o consumidor chega mais preparado ao time de vendas e assim a conversão é maior. Ao passar pelo funil de vendas e pelo processo de nutrição, o lead se torna qualificado para o time de vendas, pois está familiarizado com sua empresa e já a considera para a compra.
Dados da Forrest Research demonstram que empresas que realizam um processo de nutrição com qualidade geram 50% mais leads prontos para vendas a um custo 33% menor.
5- Investir em Inbound Marketing custa menos do que o Marketing Tradicional
De acordo com dados da Hubspot, investir em Inbound Marketing custa 62% menos em cada lead gerado do que o Outbound Marketing, que consiste nas estratégias de marketing tradicional como propagandas em canais de comunicação, mala-direta, telemarketing, etc.
Os custos com profissionais, produção de conteúdo, ferramentas para automação de marketing e análise de dados são menores se comparados ao investimento em mídias tradicionais como jornais, TVs e outdoors.
Além disso, o alcance é maior, visto que muitos consumidores evitam propagandas intrusivas, e cada dia mais buscam conhecimento e informação pela rede. Trabalhando com Inbound Marketing seu conteúdo ficará online por tempo indeterminado, podendo ser acessado pelo usuário em qualquer horário e local.
Outro fator relevante é que os dados podem ser mensurados em tempo real, o que possibilita alteração na estratégia para garantir melhores resultados.
Não estamos dizendo aqui que você deve abandonar o marketing tradicional, mas a forma como o consumidor compra mudou e as ações de marketing precisam acompanhar essas mudanças para alcançar clientes cada vez mais exigentes e informados. Desse modo, a metodologia inbound já se tornou uma realidade para muitas empresas que a utilizam para atrair visitantes e concretizar vendas. Ao investir em Inbound Marketing e estabelecer uma estratégia correta – com planejamento, definição de persona e criação de conteúdo de qualidade – sua empresa irá atrair visitantes, converter lead, se relacionar melhor com eles e com isso gerar vendas e fidelizar o cliente.
Quer saber como fazer Inbound Marketing na sua empresa? Deixe suas dúvidas abaixo ou fale com um consultor!