7 ferramentas de produção de conteúdo

7 ferramentas para produção de conteúdo

As ferramentas para produção de conteúdo, por si só, não passam de ferramentas. Mas, nas mãos de pessoas criativas, possibilitam novas maneiras de abordar o marketing de conteúdo. Assim, conquistam um número bem maior de clientes engajados.

 

Hoje em dia, o marketing de conteúdo é um diferencial para qualquer marca. Para se destacar, deve-se cativar os consumidores com conteúdo interessante o suficiente para gerar cliques, compartilhamentos e, por fim, conversões. Isso significa que aplicar essas estratégias exige esforço, dedicação e muito estudo.

 

Entender sobre língua portuguesa, empreendedorismo e negócios são diferenciais que auxiliam na entrega de textos que realmente farão a diferença para o seu público. 

 

Diante de tantas atividades, executar as tarefas manualmente é inviável. É aí que entram as ferramentas para produção de conteúdo. Antes de apresentá-las, vamos falar um pouco sobre conteúdo digital para entender por que ele é essencial para dar mais visibilidade para a sua marca

 

O que é conteúdo digital?

As pessoas buscam por informação o tempo todo na internet, e isso não vai parar tão cedo. Por essa razão, o conteúdo é a estrutura mais forte do marketing de conteúdo. Essa estratégia informa as pessoas sobre assuntos específicos, transformando sua marca em referência no segmento em que atua.

 

O objetivo é gerar tráfego, leads de qualidade, engajamento – e, ainda mais importante, estabelecer uma relação de confiança entre o público e a sua marca. Um dos propósitos dessa dinâmica é, aliás, aumentar a visibilidade, o engajamento e as conversões

 

o material produzido deve ser relevante e valioso. Dessa forma, você atrai, envolve e gera valor para as pessoas, criando uma concepção positiva da sua marca

Para isso, o material produzido deve ser relevante e valioso. Dessa forma, você atrai, envolve e gera valor para as pessoas, criando uma concepção positiva da sua marca. 

 

Existem vários formatos de conteúdo que podem ser produzidos. Vamos conhecer alguns?

 

Blog posts

São o formato de produção de conteúdo mais importante para uma estratégia digital. Apresentam temas relevantes para sua área de atuação ou sobre expertises e conhecimentos individuais dos seus produtos ou serviços. Além de posicionar sua marca como referência no mercado, o blog ajuda na estratégia de SEO do seu site, posicionando-o nas primeiras posições do Google.

 

Ebooks e infográficos

São voltados para educar o público, graças à oportunidade que oferecem de aprofundar um assunto. A importância desses materiais é grande na estratégia, já que são uma moeda de troca para gerar leads. O primeiro passo para que mais clientes em potencial sejam captados. Aqui, o tema é explorado amplamente, para informar por completo. Gerar autoridade e iniciar um relacionamento via automação de emails.

 

Posts em redes sociais

Com recursos potencialmente eficientes, as redes sociais atingiram um patamar de visibilidade que permite divulgar sua marca e engajar o público-alvo.

 

Ao trabalhar com a definição de personas, é possível criar conteúdos específicos para os clientes ideais da sua empresa. Assim, as possibilidades de elaborar materiais de interesse do seu consumidor e de impactá-lo são maiores.

 

Vídeos

Com a evolução da tecnologia e as mudanças no comportamento do consumidor, o cenário para vídeos nunca foi tão favorável. Segundo uma pesquisa da Wyzowl, atualmente 86% das empresas usam vídeos em suas estratégias de marketing. Destas, 99% querem continuar usando esse formato de conteúdo. Por quê? Porque dá muito certo!

 

Os benefícios incluem aumento do tráfego orgânico, ótimo retorno do investimento, facilidade no consumo do conteúdo e alto potencial de viralização. Além disso, você pode utilizar o storytelling como estratégia para engajar e fidelizar sua clientela. Os resultados são incríveis, pode apostar! 

 

Ferramentas para produção de conteúdo

Assim como qualquer outro processo interno da empresa, planejar o conteúdo que deseja lançar deve ser essencial. Definir seus processos de pesquisa e de criação fará toda a diferença. Depois de organizar tudo, é hora de botar a mão na massa!

 

Com este post, vamos ajudar a otimizar os materiais, diminuir o retrabalho, aproveitar melhor o tempo e aumentar a performance. Por isso, separamos 7 ferramentas para produção de conteúdo incríveis! 

 

Planeje seu conteúdo 

1. Answer the Public

O Answer The Public é uma ferramenta online para você obter insights na hora de planejar seus conteúdos. Basta inserir uma palavra-chave e escolher a região (no caso, o Brasil). Depois disso, ele gera variações e combinações de palavras com base nas buscas realizadas no Google.

 

2. Google Trends 

O Google Trends possibilita saber mais sobre o volume de busca de uma palavra-chave. Uma das melhores funcionalidades dessa ferramenta são as palavras relacionadas que aparecem no fim da página. Elas sugerem excelentes ideias de variação para o termo pesquisado.

 

3. Gerador de Personas

O Gerador de Personas é perfeito para produtores de conteúdo cujos clientes não têm uma persona. Acesse o aplicativo, responda às perguntas e obtenha uma persona prontinha para aplicar em uma estratégia de conteúdo. Para aperfeiçoar os resultados, faça perguntas e alinhe as informações

 

Hora de escrever! 

 

4. Google Docs

Atualmente, o editor de texto Google Docs é o aplicativo online grátis mais enxuto que existe para redações web. Se você já usou o Microsoft Word, certamente vai se familiarizar com o Google Docs.

 

5. Dicionário de Sinônimos e de Antônimos

Repetições podem estragar completamente o estilo de um texto, provocando cansaço visual e até confusão no leitor. Portanto, é fundamental variar as palavras. Para te ajudar nos momentos de dúvida, existe o Dicionário de Sinônimos.

 

Da mesma forma, quando você precisar de um termo oposto ao que está escrevendo, pode acessar o Dicionário de Antônimos

 

Revise o seu conteúdo

6. Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa

É uma ferramenta online e gratuita, desenvolvida pela Academia Brasileira de Letras, que contém uma base de quase 400 mil vocábulos. E, o que é melhor, tudo está atualizado segundo o Novo Acordo Ortográfico. Além de encontrar verbetes e indicar a sua grafia correta, o Vocabulário Ortográfico também sugere termos relacionados. 

 

7. Headline Analyzer

Embora seja uma ferramenta em inglês, praticamente todas as funcionalidades são úteis para um texto em português. Ao inserir o título de um post, o Headline Analyzer permite verificar se ele se enquadra nos padrões de SEO – por exemplo, o tamanho do título e a posição estratégica das palavras.

 

Curtiu essas ferramentas para produção de conteúdo? Garantimos que são muito úteis para dinamizar o seu processo de criação, beneficiando a sua estratégia de marketing. Agora é hora de testá-las e alavancar o futuro do seu negócio!

 

Que tal ler mais artigos como este? Acompanhe nossas dicas e novidades no blog.

 

[vc_row row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern” css_animation=”” css=”.vc_custom_1587412903473{margin-top: 10px !important;margin-bottom: 10px !important;}”][vc_column][vc_raw_html]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[/vc_raw_html][/vc_column][/vc_row]

Atendemos clientes no Brasil, Europa, EUA e América Latina.