Estabelecer uma presença de autoridade nos meios digitais é o desejo de cada vez mais empresas, justamente porque esse tipo de estratégia permite atrair e fidelizar clientes. Aumentar a visibilidade de sua marca na internet, porém, não é uma tarefa tão fácil assim. Ela exige muito planejamento, conhecimento do mercado e do público-alvo, conteúdo relevante e frequência.
Para ajudar nessa complexa e importante jornada, separamos algumas dicas. Confira:
1 – Fale com as pessoas certas
Aquela história de que qualquer pessoa pode ser um cliente potencial da sua empresa precisa ser desmistificada. Tentar impactar um grupo gigantesco de pessoas aleatórias, além de dispendioso, pode “queimar” sua verba impactando pessoas que não são o target do seu produto ou serviço.
Por isso, a primeira dica para aumentar a visibilidade é começar a entender quem são os clientes ideais da sua marca. Para cumprir essa tarefa com eficiência, vá além dos dados demográficos, como sexo e idade, para compreender o que essas pessoas realmente entendem como valor.
Levante informações como quais são os problemas e as necessidades dos seus clientes. Com isso, ficará muito mais fácil de escolher as mídias adequadas e direcionar a comunicação para se destacar da concorrência.
2 – Seja específico na escolha das palavras-chave
Outro erro bastante comum das empresas que começam a atuar na internet é focar em palavras-chave genéricas no momento de otimizar o site ou veicular campanhas no Google.
Palavras como “comprar tênis” ou “destinos de férias” são muito concorridas e costumam ter lances (custo por clique) extremamente altos. É verdade que elas acabam gerando mais acessos ao site. No entanto, você estará entrando em uma briga de gigantes e dificilmente conseguirá aparecer ou ter resultados efetivos.
Por isso, prefira sempre termos mais específicos e que realmente tenham o poder de trazer as pessoas certas para o site da sua empresa.
Assim, ao invés de apostar em “comprar tênis”, você pode trabalhar palavras como “comprar tênis esportivo feminino” para gerar mais tráfego qualificado e aumentar a conversão da campanha.
Veja como a Dentalprev aproveita o tráfego e qualifica através de palavras-chave long tail, como o termo “quanto custa clareamento dental“.
3 – “Conteúdo não é rei, é o reino” – Lee Oden
A publicidade tradicional que interrompe as pessoas para falar do quão maravilhosos são seus produtos e serviços está perdendo espaço.
Os consumidores querem receber informações que os ajudem a tomar decisões e facilitem as suas vidas. Por isso, para aumentar a visibilidade, o conteúdo deve permear toda a sua estratégia de divulgação na internet.
Baseado nas informações que foram colhidas sobre o público da sua marca, elabore materiais com conteúdos exclusivos e verdadeiramente relevantes.
Pense em como você pode ajudar seus clientes e, dessa forma, se consolidar como autoridade no mercado. Lembre-se de que quem se posiciona dessa maneira é reconhecido e atrai interessados naturalmente.
Você pode, por exemplo, fazer tutoriais com dicas de uso dos produtos ou divulgar infográficos com dados do mercado. Realizar transmissões ao vivo com um especialista da área para tirar dúvidas dos clientes também costuma dar ótimos resultados.
Veja exemplos de conteúdos ricos que produzimos para a ADM S.A. focados nas dores e desafios de sua persona (varejistas).
4 – Mantenha a frequência e a consistência
De nada vai adiantar produzir conteúdos incríveis se a sua marca ficar de fora dos canais digitais por muito tempo e, depois, aparecer novamente.
As redes sociais, o e-mail marketing e até mesmo as campanhas de Google AdWords precisam de frequência para se tornarem relevantes e conseguirem gerar os resultados esperados.
Para facilitar o seu trabalho, crie um calendário de ações e de conteúdos ou datas especiais que podem ser aproveitados. Defina a linguagem da sua marca nesses canais, bem como a atuação em cada frente.
Dessa forma, ficará muito mais fácil otimizar o posicionamento e aumentar a visibilidade dos seus canais na internet.
Veja como o a BJJ Nerd, um portal de vídeo aulas de jiu jitsu, mantém uma alta frequência de publicação em sua fan page no Facebook.
5 – Aproveite o poder das histórias
As pessoas se relacionam emocionalmente com histórias. Por isso, focar apenas em falar dos benefícios dos seus produtos e serviços dificilmente ajudará a criar uma conexão com seus consumidores.
Quando compartilhamos histórias, permitimos que as pessoas se enxerguem no lugar das personagens e reconheçam suas próprias personalidades, problemas e desejos.
Uma boa dica nesse sentido é humanizar sua marca. Conte a trajetória dos fundadores, mostre cenas de bastidores… você pode até mesmo criar uma personagem (como a Lu, do Magazine Luiza).
Tenha em mente que a história deve prender a atenção das pessoas apresentando elementos inusitados ou interessantes.
6 – Investimento também é importante para aumentar a visibilidade
Vale ressaltar que, mesmo colocando todas essas dicas em prática, dificilmente sua marca conquistará uma boa visibilidade sem nenhum investimento.
Campanhas patrocinadas em redes sociais e AdWords, permitem que as ações cheguem ao conhecimento do público e sejam disseminadas. O e-mail marketing também pode ser um grande aliado nesse sentido.
Por isso, é muito importante abordar tanto as frentes orgânicas quanto aquelas que precisam de investimentos. Juntas, elas ganham mais força para potencializar seus resultados.
[Leia nosso post “Como definir o investimento de marketing digital“]
7 – Monitore e analise sempre
Por fim, não deixe de acompanhar o desempenho de todas as ações que sua marca realizar na internet.
Monitore indicadores de sucesso, como cliques em um anúncio ou comentários em posts. Isso fará com que você entenda quais iniciativas estão trazendo os resultados esperados e quais precisam ser revistas.
Veja abaixo o exemplo de métricas de funil de vendas. Você consegue identificar quais são as métricas que precisam de atenção? E quais as que precisam de um plano de ação imediato? Deixe o seu comentário abaixo.
Apenas tome cuidado para que a análise não se perca em meio a milhares de dados que não agreguem para a adequação das suas ações. Acompanhar resultados é diferente de monitorar todos os indicadores de todos os canais, sem conseguir utilizá-los a seu favor.
Para que essa atividade realmente agregue valor, é importante definir os objetivos. A partir daí, identifique quais dados realmente são relevantes para o sucesso desses objetivos.
Vamos tomar como exemplo uma ação focada em atrair mais leads. Alguns indicadores que podem ser monitorados são o preenchimento de um formulário, os cliques em uma campanha no Facebook ou a taxa de novos visitantes do site.
Este conteúdo foi útil para você? Ficou com alguma dúvida ou deseja saber como podemos contribuir ainda mais para aumentar a visibilidade da sua marca? Entre em contato com a gente!