Como a transformação digital afeta o setor imobiliário?
Provavelmente, você já ouviu falar em transformação digital, não é mesmo? Esse termo já faz parte das nossas vidas há algum tempo. É comum associá-lo a empresas novas e digitais, mas essa realidade vem chegando também aos mercados mais tradicionais. Trata-se de um caminho sem volta para o mundo dos negócios.
A pandemia de covid-19 apenas evidenciou essa urgente necessidade de adaptação de empresas de todos os segmentos – tanto ao novo contexto quanto aos novos comportamentos dos consumidores. Com o mercado imobiliário, não foi diferente: o setor tem passado por um intenso processo de inovação e de transformação digital.
Quem se lembra dos papeizinhos colados nos vidros das imobiliárias entrega a idade que tem! Há alguns anos, buscar um imóvel para comprar ou alugar implicava ir até uma imobiliária ou ler os classificados. Embora alguns clientes ainda sejam adeptos da prática, o online chegou para ficar.
Afinal, como a transformação digital tem afetado as pessoas e quais são as consequências para o mercado imobiliário no futuro? Para encontrar essas respostas, vamos falar sobre os reais impactos da transformação digital – especificamente no setor imobiliário e na experiência dos clientes nesse mercado.
O que é transformação digital?
O termo “transformação digital” não pode ser reduzido à disponibilização de serviços digitais presentes em aplicativos, plataformas e sites. Nem se limita à informatização do trabalho dentro das organizações.
Essa transformação gera uma integração entre os diversos setores da sociedade. Por isso, ela não pode estar presente apenas na forma como o cliente encontra sua imobiliária na internet. A transformação digital deve estar presente também em todos os processos da imobiliária online.
Apesar de essencial para o crescimento do negócio, o processo demanda planejamento, estratégia e ações. Essa integração exige uma mudança de cultura da organização para reinventar seus procedimentos em todas as camadas da empresa.
Como a transformação digital impacta o mercado imobiliário?
Segundo um levantamento feito pelo Digital Adoption, hoje em dia:
51% de todos os esforços em transformação digital são alimentados pela pressão do mercado, ou seja, por exigência dos clientes.
67% da jornada de compra do consumidor é feita online.
Atransformação digital é qualquer uso e aplicação de tecnologias, softwares ou aplicativos nos diversos processos de uma empresa. É a tendência de que todas as empresas – independentemente de tamanho ou segmento – migrem de alguma forma seus processos, produtos ou serviços para o digital.
Isso significa que o atendimento inicial online já não é mais suficiente. É preciso que a experiência continue durante todo o processo de vendas. As pessoas estão cada vez mais exigentes e impacientes sobre as informações que recebem. Elas fazem suas próprias buscas por imóveis na internet, decidem como e quando entrar em contato. Assim, esperam receber rapidamente informações de seu interesse.
O mercado imobiliário já vem sentindo as necessidades de mudança e se adaptando a elas. É preciso entender que a transformação digital possibilita realizar quase todo o processo de venda online. Isso destaca sua empresa de maneira positiva e potencializa as vendas.
Com a transformação digital, o maior ganho é garantir que o foco sempre estará no consumidor. Isso pode ser comprovado em muitas soluções que já são aplicadas nas imobiliárias.
Principais tendências para o mercado imobiliário
O novo consumidor é muito mais atento à qualidade dos serviços prestados pelas empresas. Quando se sente mal atendido, utiliza seu poder de comunicação e influência para comentar, fazer resenhas e indicações (ou contraindicações). Trata-se de um consumidorativo, que possui milhares de opções de compra.
É preciso se adaptar a esse cliente. Imobiliárias, construtoras e incorporadoras com processos de aquisição de imóveis 100% digitais tornam a compra mais ágil. Essa realidade é muito mais próxima do perfil do consumidor atual.
Algumas ferramentas já vêm mudando o mercado imobiliário. Que tal conhecê-las e saber como a transformação digital impactará o futuro do seu negócio e a experiência dos clientes?
Mobilidade e aplicativos
Os acessos à internet por meio de celulares e tablets já ultrapassam aqueles realizados por meio de computadores. Por isso, os aplicativos são ideais para agilizar e facilitar o processo de compra e venda de imóveis.
Com atransformação digital, as empresas precisam priorizar o conforto dos seus clientes. O foco é pensar em soluções efetivas que potencializam a experiência, como os QR Codes em anúncios offline.
Assinaturas digitais
As assinaturas digitais diminuem grande parte da burocracia dos processos de compra e vendas de imóveis. Por exemplo, o deslocamento a diversos órgãos para a autenticação de documentos.
Com uma plataforma à disposição, o cliente pode assinar de qualquer lugar, por e-mail, no próprio smartphone. Esse processo, além de ser mais rápido, evita erros e perda de documentos. Sem falar na economia com papel, impressoras e tonners, logística e arquivamento.
Realidade virtual e imagens 360º
A utilização de realidade virtual já é bastante acessível. No universo imobiliário, as empresas conseguem oferecer, por exemplo, uma visita virtual a um apartamento. Tudo sem grandes custos e com forte geração de valor ao usuário, pois se trata de uma experiência diferenciada e impactante.
As imagens 360º seguem a mesma lógica. Elas possibilitam que o lead visualize as acomodações por computadores, tablets e celulares.
Inteligência artificial
A inteligência artificial permite a análise de inúmeros dados em poucos segundos. Além disso, automatiza atendimentos, identifica fraudes e executa tarefas variadas. Entre as possibilidades para o ramo imobiliário, a IA é vital para avaliar riscos e crédito e para aprovar cadastros.
CRM
O Customer Relationship Management (CRM) é uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente. Vem sendo muito usada por empresas que costumam se preocupar em oferecer o melhor para o consumidor.
Foi desenvolvido, aliás, para automatizar as atividades de contato com as pessoas e captar novos leads. Assim, o CRM ajuda as empresas a otimizar processos, impulsionar as vendas e fidelizar o público.
Essa ferramenta permite coletar informações, investigar o perfil do consumidor mais assertivamente e oferecer aquilo de que ele realmente precisa. Trata-se de uma excelente estratégia para alcance e retenção de clientes.
Muito melhor do que resistir à transformação digital é encontrar as grandes oportunidades que surgem e aplicá-las no dia a dia. Afinal, isso tudo é apenas o começo. As empresas que se adaptarem mais rapidamente com certeza terão mais chances no mercado frente à concorrência.
E você, como vem percebendo e se adaptando a esse novo cenário digital?
Antes de fechar esta janela, o que acha de continuar navegando no blog e ler outros conteúdos como este? Aproveite!
Pesquisar
Clique e fale agora com a Amélia, nossa assistente virtual!