Para construção de marcas fortes e engajar seu público, é preciso dar uma atenção especial à sua estratégia de marca. Neste ambiente dinâmico de fidelização, experiência e relacionamento, existem 10 desafios de gestão de marcas que são enfrentados pelas empresas.
Acompanhe nosso post para saber mais sobre esses desafios e construa uma marca de referência:
Desafio 1. Tratar as marcas como ativos
A marca é o rosto de uma estratégia de negócios.
O objetivo da construção de marcas é desenvolver, fortalecer ou alavancar seu valor (Brand Equity). Trabalhando o reconhecimento, a lembrança, as experiências positivas e a fidelização da base de clientes.
A pressão constante de produzir resultados financeiros de curto prazo deixou as organizações focadas na busca por resultados imediatos, ignorando a visão a longo prazo necessária para construir sua reputação e autoridade.
A construção de marcas fortes e o gerenciamento delas resultam da capacidade de criar uma visão de marca; gerenciar as experiências que os clientes terão em todos os seus pontos de contato; inspirar um propósito maior; comunicar seus valores e oferecer benefícios reais e diferenciados.
2. Ter uma visão instigante
Sua marca precisa de uma visão estruturada, que comunique a imagem pretendida e o que você deseja que a marca represente para os clientes e outros grupos relevantes, como funcionários e parceiros.
A visão de marca deve:
- ser comunicada;
- ser diferenciadora;
- ser capaz de engajar o público alvo;
- ter implementação viável;
- funcionar em um mercado dinâmico no longo prazo e
- ser adaptável a diferentes contextos.
Quando a visão de marca se encaixa perfeitamente e acerta o alvo, ela reflete e apoia a estratégia de negócios, cria diferenciais em relação à concorrência, encontra eco junto aos clientes, energiza e inspira funcionários e parceiros e catalisa inúmeras ideias para o marketing.
3. Criar novas subcategorias
Segundo Aaker, a única maneira de crescer, com raras exceções, é criar inovações que são “itens obrigatórios”. Eles definem novas categorias e erguem barreiras para impedir a concorrência de conquistar relevância. Isso exige inovações substanciais ou transformacionais e uma nova capacidade de administrar as percepções de uma subcategoria para que se saia vitoriosa.
Não basta ser o melhor de sua categoria, você deve ser considerado o único que faz o que faz. Ou seja, o grande sucesso de sua marca acontece quando o ponto de diferenciação se torna um “item obrigatório”, que define uma nova subcategoria (ou mesmo uma nova categoria) e torna os concorrentes irrelevantes.
Por exemplo, a nova era de comunicação, focada em métricas de sucesso, alinhada com as personas, mensurável e escalável, fez do Inbound o novo modo de fazer Marketing. Com novas ferramentas que, além de trazerem vantagens para os clientes, criam uma barreira de aprendizado para quem quer entrar neste mercado.
4. Gerar construção de marca revolucionária
Uma boa ideia associada a uma excelente execução. Isso que é necessário para dar vida à visão de marca, até mais importantes que o tamanho do orçamento. Com o controle da comunicação passando para as mãos do cliente, é importante buscar os pontos certos a serem comunicados. Focar nas dores, tarefas e benefícios dos clientes.
A experiência de marca é a essência do relacionamento. Ela deve ser agradável, exceder expectativas, estar alinhada à marca e até inspirar indivíduos a falar sobre suas interações positivas.
5. Produzir comunicações integradas de marketing
Todas as iniciativas de comunicação devem reforçar as mensagens umas das outras. As mensagens enviadas por meio do site, redes sociais, anúncios, blog posts e mesmo por meio das mídias tradicionais, devem ser pensadas de forma integrada, de acordo com uma estratégia de marketing bem definida e focada na realização da visão.
6. Definir uma estratégia digital
Com a mudança no comportamento de consumo hoje, os clientes realizam grande parte do processo de compra online; antes mesmo de decidirem qual marca ou produto comprar e antes de entrar em contato com um vendedor.
Sua empresa deve estar preparada para responder às dúvidas de seus clientes antes mesmo que eles tenham a percepção de que têm um problema e ajudá-los a percorrer a jornada de compra o mais rápido possível. Gerando assim, um relacionamento de confiança e aumentando a conversão de vendas.
7. Construir a marca internamente
É difícil alinhar as experiências nos pontos de contato sem que os funcionários conheçam a visão e se importem com ela. A visão de marca que não tiver um propósito maior terá mais dificuldades com a tarefa de inspiração.
As marcas poderosas são construídas de dentro para fora. Para criar uma marca forte no mercado, funcionários e parceiros precisam conhecer a visão de marca e se importar com sua concretização. Uma marca interna clara fornece a orientação e motivação necessárias para criar programas que a levarão adiante; evitando programas que confundam ou contrariem a promessa.
Nesse sentido, busque uma comunicação informativa e inspiradora, baseada em metáforas, histórias visuais e conceituais que dão textura à visão de marca. Esta comunicação deve ir além de comunicar a visão. Ela deve ligar a visão à estratégia de negócios, deixando claro que a visão tem um motivo para existir.
8. Manter a relevância de marca
As marcas enfrentam três ameaças: menos clientes comprando o que a marca oferece, motivos emergentes para não comprar e perda de energia. Detectar e reagir a cada uma delas exige conhecimento aprofundado sobre o mercado e disposição para investir em mudanças.
A marca deve tentar crescer, vencer até dominar e também deve tentar evitar a derrota que ocorre quando se torna irrelevante. Neste segundo caso, muitos clientes deixarão de considerá-la uma opção aceitável.
Em um mercado onde inovações disruptivas levam a obsolescência de segmentos inteiros da economia, é importante ficar atento e em constante alinhamento com as tendências do mercado.
9. Criar uma estratégia de portfólio de marcas que produza sinergia e clareza
Muitas empresas organizam seus produtos e serviços como marcas independentes ou endossadas por uma marca mestre. Nesse sentido, as marcas e categorias de um portfólio precisam de funções bem definidas e visões que apoiem tais funções, de modo que cada marca apoie e engrandeça o todo.
Um portfólio de marcas ideal depende da identificação e alocação de recursos às marcas estratégicas, que incluem marcas poderosas atuais, marcas poderosas futuras e marcas de eixo.
10. Alavancar ativos de marca que possibilitem o crescimento.
O portfólio de marcas deve promover o crescimento ao possibilitar novas ofertas ou estender a marca para novas classes e categorias. O objetivo é aplicar a marca a novos contextos nos quais ela agregue valor e se fortaleça.
Como você percebeu, ter uma marca forte é uma construção contínua. É preciso encontrar seu diferencial e utilizá-lo para posicionar-se de maneira instigante. Este processo começa internamente, possibilitando que todos os colaboradores conheçam os valores, propósito e a visão da empresa. O objetivo é criar uma posição consistente na mente do seu público, gerando assim fidelidade, reconhecimento e compras recorrentes.