Converter leads telefônicos provenientes de campanhas digitais, na maioria das vezes, é uma atividade que fica esquecida. Afinal, estamos falando de uma estratégia que começa em um ambiente e termina em outro.
De forma geral, as campanhas em Google e redes sociais são focadas em visitas ao site. Ou, até mesmo, vendas online e preenchimento de formulários. Mas e as ligações telefônicas?
Você já parou para analisar a conversão de leads telefônicos? Quantas pessoas ligam para a empresa por conta com conteúdos ou anúncios na internet? Você monitora estes contatos para aprimorar a experiência aos leads e, consequentemente, vender mais?
Saiba que não ficar atento às ligações pode estar fazendo a sua empresa perder vendas. Afinal, um lead que pega o telefone para falar com a sua empresa está altamente interessado na oferta.
O melhor de tudo é que acompanhar e calcular o ROI das ligações é algo bem fácil de fazer. E, com pequenas ações, você pode potencializar o retorno das suas campanhas.
Quer entender melhor como converter leads telefônicos? Siga com a leitura!
A importância do telefone
Pode parecer estranho falar de ligações telefônicas e campanhas digitais. Afinal, a impressão que temos é que este tipo de contato está caindo em desuso. Ao mesmo tempo em que as comunicações por chats e WhatsApp crescem.
No entanto, é importante ter em mente que fazer uma ligação demanda um esforço muito maior do cliente. Portanto, este é um lead com alto interesse em comprar.
Isso significa que converter leads telefônicos pode ser muito mais fácil e rápido do que aqueles gerados por outros canais. Sendo assim, eles merecem uma atenção especial e uma estratégia de atendimento direcionada.
Ainda não está convencido?
Pois saiba que, de acordo com o Google, 70% das pessoas que pesquisam na ferramenta via dispositivos móveis realizam uma ligação a partir dos resultados. Ou seja, há um potencial enorme de conversão aí e você pode estar perdendo muitas vendas!
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Como captar e converter leads telefônicos
Uma das formas mais eficazes de converter leads telefônicos é usando CTAs específicos para o canal. Essa tarefa pode ser realizada de algumas maneiras, como:
- Incluir o número de telefone nos anúncios do Google: por meio das extensões de chamada ou do anúncio exclusivo para chamadas telefônicas, o número fica clicável, facilitando que o usuário efetive a ligação.
- Usar a função “ligue agora” no Facebook: os anúncios de Facebook também possuem um botão de “ligue agora”, tornando as chamadas mais fáceis e rápidas.
- Incluir botões clicáveis para ligações no site ou landing pages; assim, quem visitá-los por meio de smartphones conseguirá fazer a ligação mais facilmente.
- Informar o número de telefone nos e-mails: mais um fator importante para gerar leads e converter, especialmente quando a abertura do e-mail é feita pelo celular.
Independentemente do caminho escolhido, a ideia aqui é facilitar a ligação para aquelas pessoas que estão navegando no mobile.
Quanto mais simples for o ato de clicar no número e ligar, maiores as chances de conversão.
Além disso, é importante prestar atenção em outros pontos:
1 – Monitoramento de ligações
Existe uma tecnologia chamada call tracking que permite rastrear as chamadas telefônicas. Assim, é possível obter dados para entender melhor os leads e a atuação da sua equipe. Permitindo otimizar ainda mais o atendimento.
O call tracking aponta quais as campanhas digitais que estão gerando mais leads telefônicos. Assim, o direcionamento de verba é mais eficaz.
Além disso, os gestores podem acompanhar em tempo real os atendimentos. Ainda há a opção de gravar ligações para que as pessoas possam receber treinamentos e orientações posteriores.
Outra dica aqui é usar números máscaras para acompanhar a quantidade de leads provenientes de cada campanha ou mídia. Eles são números de rastreamento, gerados por softwares específicos, que vão direcionar a ligação para a linha “verdadeira”.
Com isso, é possível apresentar números diferentes para os leads de acordo com a campanha, mas que caiam todos no mesmo telefone. Facilitando a análise de resultados.
Por fim, o call tracking permite monitorar também as ligações não atendidas. Dessa forma, é possível recuperar os leads que não conseguiram contato na primeira tentativa.
O resultado é uma visão muito mais estratégica dos contatos. Afinal, é possível saber quantas pessoas pediram orçamento, quantas tiraram dúvidas e assim por diante.
2 – Integração de canais
Assim como todas as demais ações de Marketing, é preciso eliminar ao máximo as barreiras entre o ambiente online e offline. Afinal, o cliente não quer ter que repetir a conversa toda vez que iniciar um contato por um novo canal.
A mesma lógica se aplica para converter leads telefônicos. Por isso, é importante que o canal esteja integrado às plataformas de Vendas e Marketing.
Assim, toda vez que o telefone toca, a sua equipe consegue levantar o histórico do lead. Como consequência, o atendimento fica mais personalizado e o cliente se sente mais satisfeito.
3 – Disponibilidade da equipe
Quando um lead toma a iniciativa de ligar para a empresa, é sinal de que ele está no auge do interesse. Por isso, não há nada pior do que os anúncios serem exibidos quando a sua equipe não estiver disponível para atendê-lo.
Garanta que as campanhas com CTA para ligações só apareçam em horário comercial. Assim, você evita a frustração de um lead não conseguir ser atendido e partir para a concorrência.
Essa é uma tarefa simples, mas que faz toda a diferença para melhorar a conversão de leads telefônicos.
4 – Agilidade de retorno
Por fim, vale reforçar que a agilidade é fundamental para converter quando falamos do telefone. Quanto mais rápido a sua empresa retornar ligações não atendidas ou formulários, melhor!
Lembre-se de que o contato telefônico indica grande interesse. Por isso, as chances de o lead pesquisar outras opções porque não conseguiu um retorno são maiores.
Dessa forma, é preciso encarar o canal como uma verdadeira corrida para retornar rapidamente.
Leads telefônicos vs. leads de formulário
Os leads telefônicos ainda trazem algumas vantagens em relação ao tradicional lead de formulário. Por isso, a taxa de conversão costuma ser melhor, fazendo com que os investimentos obtenham maior ROI.
As vantagens são as seguintes:
1 – Taxa de resposta maior
De acordo com a Inside Sales, 100% das ligações são respondidas, enquanto 71% dos formulários sequer são recebidos.
Com isso, a taxa de resposta do telefone é muito maior. Afinal, a intenção de comprar ou de ter mais informações quando a pessoa decide ligar aumenta. Lembre-se de que o telefone tem o benefício do imediatismo.
2 – Menos informações falsas
Para você ter uma ideia, 62% dos formulários contêm dados falsos ou faltando, conforme o report de 2016 da Dun & Bradstreet. Assim, ao invés de pedir o e-mail ou o telefone do lead, vale mais a pena disponibilizar o número para que ele ligue diretamente.
3 – Maior qualidade de leads
Clientes que ligam estão mais motivados a fazer negócio. Portanto, a qualidade destes leads é superior aos obtidos via formulário.
O fato é tão real que um estudo da Invoca demonstrou que o lead telefônico converte 15 vezes mais do que um via formulário.
4 – Melhor ticket médio
Para a WorldStream, as ligações telefônicas são três vezes mais valiosas. Como o contato com o lead é mais direto, a equipe de vendas consegue negociar melhor e em “tempo real”.
Assim, é possível entender rapidamente o que o cliente precisa e já apresentar soluções para que a compra ocorra naquele momento.
5 – Mobile friendly
Como é possível criar um CTA para que a pessoa clique no número e já faça a ligação, o canal é altamente amigável para o mobile.
Para você ter uma ideia, mais da metade dos brasileiros navega na internet pelo celular, de acordo com dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
Com isso, o mobile já é uma realidade no Brasil. Portanto, quanto mais eficazes forem a campanhas para o device, maior o poder de conversão.
Não deixe os leads telefônicos de lado
1 em cada 5 ligações feitas a partir de anúncios no Google caem na caixa postal, de acordo com um estudo feito nos Estados Unidos.
Além disso, dentre as mensagens deixadas na caixa postal, 57% possuem frases com alta intenção de compra. Ou seja, são de leads que perguntaram quanto a oferta custa ou que gostariam de agendar uma visita.
O dado chama a atenção para o alto poder de conversão dos leads telefônicos, mas que ainda são muito mal explorados.
Tenha em mente que estruturar uma boa estratégia nesse sentido vai muito além de disponibilizar o número de contato. É preciso integrar as ações, acompanhar os resultados e, principalmente, disponibilizar e capacitar as equipes para atender aos leads.
Garanta que sempre haja uma pessoa da empresa para atender e retornar as ligações o mais rápido possível. Assim, o poder de conversão aumentará consideravelmente.
Inclusive, ao direcionar os olhares para os leads telefônicos, as chances de a sua empresa sair na frente dos concorrentes são maiores. Afinal, enquanto ninguém dá muito atenção para o canal ou não o trabalha de forma integrada e correta, é possível estruturar um atendimento rápido e de qualidade.
E você, já dá a devida atenção para os leads telefônicos? Compartilhe com as gentes os resultados obtidos com esta estratégia nos comentários!