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Rebranding: reposicione sua marca e gere valor de verdade

Marcas fortes vendem mais, geram mais valor e crescem com consistência.
Se a sua marca não reflete mais quem sua empresa é hoje ou aonde ela quer chegar, é hora de repensar. O rebranding é o caminho para transformar sua identidade, alinhar seu posicionamento e gerar resultados.

Por quantas mudanças você passou durante a vida? Já escolheu um corte mais radical ou coloriu o seu cabelo? Fez tatuagens ou piercings? Mudou de ideia sobre opiniões ou sentimentos? Bem, a verdade é que todo mundo passa por transformações. E, assim como as pessoas, as marcas também podem ser ressignificadas ao longo do tempo. Isso é o que chamamos de rebranding. 

Acompanhar as tendências e as inovações do seu segmento de mercado – e mesmo as diversas variações que permeiam as relações entre marca e consumidor. Essa atenção é fundamental para que uma empresa se reinvente e continue crescendo. 

Por isso, no artigo de hoje, vamos falar sobre o que é, a importância, quando e como fazer rebranding. Acompanhe a leitura e fique por dentro!

Por que investir em rebranding?

Uma marca desatualizada não gera confiança, não transmite valor e pode comprometer o crescimento do seu negócio.

O rebranding vai muito além de um novo logo. É um processo estratégico que reposiciona sua marca, fortalece sua imagem no mercado e alinha sua comunicação com os objetivos atuais da empresa.

Quando fazer rebranding:

  • Sua empresa evoluiu, mudou ou expandiu
  • O posicionamento atual não reflete mais seu negócio
  • A comunicação não gera conexão com seu público
  • Você precisa se diferenciar da concorrência
  • A identidade visual está desatualizada e perdeu relevância

O que é rebranding?

O branding trata de posicionar a sua marca no mercado, certo? O rebranding, por sua vez, é responsável por ressignificá-la, com base em um planejamento estratégico. Isso inclui:

  • identidade visual;
  • estratégia de comunicação;
  • mudança de nome, conceito e valores, entre outros elementos importantes. 

Dessa forma, o rebranding é uma reestruturação da marca. Tem o intuito de aproximá-la do seu público-alvo ou alterá-la para que acompanhe as mudanças do mercado. 

Importância do rebranding

Tudo deve evoluir. O rebranding é importante porque permite que as marcas sejam atualizadas conforme o seu momento e o tempo presente. As transformações da gestão de uma marca e de como ela se posiciona e se comunica são fundamentais para aproximá-la do público – isto é, para acompanhar os movimentos do mercado ou mesmo os padrões e hábitos de consumo.

Assim, a essência e a história construídas ao longo dos anos podem permanecer. Mas ideias e ideais, cultura, missão, valores e até o nome podem e devem ser adaptados. Contudo, isso precisa ser feito de maneira positiva. 

Quando fazer rebranding?

Se você entendeu do que se trata, provavelmente está se perguntando em que momentos o rebranding é recomendado. Veja alguns exemplos:

Mudança de direção

Quando a direção de uma marca muda, o rebranding pode ser a estratégia ideal para comunicar essa novidade ao público. Nesse sentido, pode-se empregar uma nova identidade visual, uma alteração no tom de voz ou uma ampliação de mercado, por exemplo.  

Fusão entre empresas

E quando acontece a fusão de marcas? Também é preciso traçar uma estratégia que comunique o propósito e o posicionamento dessa nova empresa ao público-alvo, certo? 

Novo propósito

Se o seu propósito muda, todo o seu posicionamento precisa acompanhar essa transformação, concorda? O rebranding pode ajudá-lo a adequar suas estratégias internas e externas para atualizar a marca. 

Reposicionamento no mercado

De repente, você percebe que a sua marca está impactando e gerando valor para um novo perfil de consumidor. Essa é uma oportunidade única de renovar a sua atuação no mercado. Bem, nesse caso, o rebranding é mais do que necessário. 

Novos produtos

Quando a sua marca passa a oferecer novos produtos, o rebranding é uma estratégia eficaz. Assim, você atingirá o público certo, para o qual a nova linha é voltada.  

Brand Awareness

Quando você trabalha com métricas, sabe que Brand Awareness é um KPI extremamente útil para medir sua estratégia de branding. Se os números estão abaixo do esperado, reposicionar a sua marca para conectá-la ao seu público é fundamental. Para isso, aposte no rebranding. 

Mudança de cultura  

Além da identidade visual, como pontuamos, o rebranding é um conjunto de ações que permite atualizar outros elementos da marca – como a cultura, que inclui a visão, a missão e os valores. Essa ressignificação é importante tanto para o seu consumidor quanto para os colaboradores da empresa. 

Como fazer rebranding?

Para uma boa estratégia de rebranding, recomenda-se um mapeamento completo das necessidades da sua empresa. Por isso, diante da demanda por atualização, é fundamental buscar pontos de vista relevantes.

Uma pesquisa de opinião com equipe interna e consumidores oferece um bom direcionamento de como a imagem é percebida no mercado. Procure entender ainda de que formas a concorrência vem trabalhando o posicionamento de marca. Quais são os seus diferenciais e as suas vantagens competitivas?

Com tudo isso esclarecido, fica muito mais fácil dar início ao rebranding. Entre as principais estratégias de gestão da marca, considere:

Examinar o propósito da marca

Se o propósito já não é adequado ao momento atual da sua marca, é importante atualizá-lo. Renove também o conjunto de elementos que guiam o seu negócio – visão, missão e valores.

Alterar a identidade visual

Quando uma marca muda, é natural que a sua imagem reflita essa transformação. Por isso, buscar uma nova identidade visual é importante para indicar as alterações ao público. Ela moderniza os aspectos que distinguem a sua empresa. 

Mudar a comunicação da marca 

A forma como a empresa conversa com o público-alvo e com a persona também deve passar por mudanças num processo de rebranding. Afinal, o tom de voz das suas comunicações é responsável por gerar identificação com o consumidor e humanizar a marca. 

Reavaliar os canais de mídia 

Modernizar a sua marca requer uma estratégia consistente nos canais de mídia certos. Isso significa que o rebranding passa obrigatoriamente por uma investigação a respeito das redes mais utilizadas pela sua persona. 

Quer transformar sua marca?

Sua marca precisa refletir o que sua empresa é hoje e onde quer chegar.

O processo de rebranding da Elévon une estratégia, criatividade e execução para transformar sua identidade em um ativo de valor e crescimento.

Fale com nossos especialistas e descubra como podemos elevar sua marca:

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