Saber como criar posicionamento de marca forte é essencial para que o negócio prospere. Afinal, é o posicionamento que permitirá conquistar um lugar especial na mente do consumidor. E, assim, aumentar a fidelização e, inclusive, as margens de lucro.
Ainda assim, muitas empresas têm dificuldades em criar posicionamento de marca. Para muitas, é difícil de transmitir uma identidade única e que crie conexões com os clientes.
Além disso, o posicionamento é uma estratégia ampla e integrada à marca. E, para que ele seja desenvolvido, é preciso partir de pesquisas e análises para que seja possível inserir a marca em um contexto diferenciado.
De forma geral, criar um posicionamento de marca significa diferenciá-la perante os concorrentes. E isso não está atrelado apenas à qualidade, inovação dos produtos ou serviços vendidos. Mas sim, aos valores, ao propósito e ao sentimento que os consumidores têm pela marca.
Um posicionamento claro permite que a marca controle como ela é percebida no mercado. Assim, ela consegue ganhar mais destaque e competitividade. Tornando o produto/serviço muito mais atrativo para o consumidor.
Note que são justamente aquelas empresas que possuem um bom posicionamento de marca que contam com clientes engajados e ótimos índices de crescimento. Porém, nem todas as empresas possuem um.
Então, como criar um posicionamento de marca forte? Siga com a leitura e veja algumas dicas!
O dinamismo do mercado atual
Antes de tudo, é importante entender que o mercado está extremamente dinâmico. As mudanças acontecem de forma acelerada. E é cada vez mais difícil fazer previsões e ter certezas do que acontecerá a seguir.
Isso significa que criar posicionamento de marca é ainda mais desafiador atualmente. Afinal, trabalhar com o cenário de hoje pode fazer com que nada mais faça sentido amanhã. E, portanto, seja preciso começar tudo outra vez.
Tenha em mente que novas marcas e produtos surgem a todo momento. O processo de compra não é linear e os desejos dos consumidores estão mais específicos e direcionados.
Nesse sentido, se manter fiel ao posicionamento de marca não garante que ele ainda será relevante no futuro. Afinal, se o mercado muda, é preciso acompanhá-lo.
Em um cenário tão caótico, é preciso garantir que o posicionamento seja tão dinâmico quanto o mercado em que estamos.
Desenvolver esse olhar flexível e versátil ao posicionamento é o grande segredo para manter a marca competitiva. Só assim será possível avaliar se a marca ainda faz sentido e mantém os valores atualizados e relevantes.
Está na hora de rever o posicionamento?
Para entender se o posicionamento da sua marca está preparado para o mercado atual, veja os cenários a seguir:
1. Posicionamento competitivo
Uma marca que é referência colabora para que os seus clientes entendam e reconheçam os benefícios que ela traz. Ou seja, ela consegue educar e transmitir os valores que pode agregar para a vida dessas pessoas. Seja na resolução de problemas, na facilidade de realizar atividades ou ao proporcionar momentos agradáveis.
Para entender se o seu posicionamento atende à esses requisitos, é importante acompanhar os concorrentes. Entenda com quais marcas a sua é comparada. E, a partir daí, analise qual seria o posicionamento mais adequado para competir com elas.
2. Valor de marca
O posicionamento de marca deve fazer com que ela signifique algo importante aos clientes. E, para que isso aconteça, é preciso partir de um profundo conhecimento das suas personas. Afinal, só é possível entregar valor se os diferenciais representarem algo importante para a vida de alguém.
A grande questão aqui é se o seu negócio realmente está a par do mindset, necessidades e interesses das suas personas. Quais são os sonhos, propósitos e alegrias do seu público? A marca realmente se posiciona de uma maneira coerente para elas?
É preciso acompanhar o crescimento individual das suas personas e adequar o posicionamento de marca frequentemente.
Com esse tipo de atitude é que o posicionamento se mantém relevante. E, mais importante, a marca continua a fazer sentido em estar na vida dos clientes.
3. Decisões estratégicas
O posicionamento de marca deve funcionar como um importante norte estratégico. Para tanto, é preciso avaliar se todos na empresa se apoiam nele para tomar as decisões.
Se os líderes não se baseiam no posicionamento, é sinal de que há necessidade de uma revisão. Afinal, é o alinhamento entre o posicionamento e as estratégias que garantirão maior competitividade ao negócio no longo prazo.
Portanto, muito mais do que uma frase bonita, o posicionamento deve guiar o negócio em todos os processos, rotinas e decisões.
4. Posicionamento de destaque
Por fim, o posicionamento de marca deve promover um retrato fácil de entender, identificável e repleto de significado. Afinal, é esse “retrato” que permitirá diferenciar o seu negócio dos concorrentes.
Para tanto, é importante conhecer e rever os diferenciais da empresa. Sendo que eles provavelmente mudarão conforme o mercado também for evoluindo.
Além disso, esses diferenciais devem ser reconhecidos tanto pelo público externo quanto interno. Só assim será possível inserir a marca em um espaço que é só dela.
7 passos para o processo de posicionamento
Se é chegada a hora de criar um novo posicionamento de marca, o melhor caminho é atuar de maneira estratégica.
Antes de tudo, você deve identificar o que a sua marca tem de único. Ou seja, aquilo que a diferencia dos concorrentes.
Depois, você pode seguir estes 7 passos que o ajudarão a posicionar a marca de maneira clara no mercado:
- Determine qual é o atual posicionamento da marca;
- Identifique quais os concorrentes diretos;
- Avalie o posicionamento de cada um dos concorrentes;
- Compare o posicionamento da sua marca com o dos concorrentes para identificar os diferenciais;
- Desenvolva uma ideia de posicionamento baseada em valores;
- Crie a declaração do posicionamento da marca;
- Teste a eficácia do posicionamento.
Declaração do posicionamento de marca
O passo 6 é o momento de criar a declaração do posicionamento de marca. Ou seja, resumir em uma ou duas frases, o diferencial único do negócio em relação aos concorrentes.
Para tanto, é essencial partir do entendimento das personas do seu negócio e do que elas entendem como valor.
Ainda é importante elencar as promessas da marca, tanto emocionais quanto racionais. E, por fim, a evidência que comprove o motivo pelo qual a marca entrega aquilo que promete.
A partir dessas informações, ficará muito mais fácil de resumir o posicionamento da marca para criar a sua declaração.
Posicionamento integrado com o consumidor
É sempre importante lembrar que fixar um posicionamento de marca demanda aumentar a lembrança na mente do consumidor. E, para tanto, é preciso começar de dentro para fora.
Todos os colaboradores, especialmente os que interagem com clientes, devem ser a perfeita expressão da marca. Ou seja, os valores e os propósitos precisam estar alinhados e fazer parte da vida e da rotina dos colaboradores.
É só a partir desse alinhamento que será possível definir um posicionamento forte e que crie conexões poderosas com os clientes.
Transforme todos os pontos de contato com a marca para que eles gerem experiências incríveis. E isso vale tanto para os clientes quanto para os funcionários.
Lembre-se de que o posicionamento precisa ser, de fato, algo que movimente o negócio e algo pelo qual as pessoas lutem. Caso contrário, será apenas mais um conjunto de palavras sem significado anexado no mural da empresa.
Posicionando a marca para o futuro
Como vimos, o posicionamento de marca é uma poderosa ferramenta para que a empresa cresça. Afinal, ele orienta as atividades durante momentos incertos e o ajuda a ser resiliente durante as mudanças do mercado.
No entanto, é cada vez mais difícil encontrar diferenciais em um mercado tão vasto e concorrido. Portanto, conseguir criar um posicionamento de marca forte demanda tempo, planejamento e capacitação.
A grande dica aqui é buscar posicionar a marca para que ela sustente o crescimento ao longo dos anos. Com isso, acompanhar as tendências do mercado e, especialmente, conhecer muito bem os clientes, é fundamental.
Tenha em mente que marcas fortes não “acontecem” da noite para o dia. Esse é um trabalho complexo e constante, que requer coerência, análises e estratégias integradas.
Ao mesmo tempo, a partir do momento em que a marca consegue ocupar um lugar especial na mente do consumidor, é possível observar um crescimento maior.
Portanto, não importa o segmento ou o porte do seu negócio. Aprender como criar um posicionamento de marca forte é determinante para uma empresa de sucesso.
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