O copywriting é uma das técnicas mais poderosas para a produção de textos persuasivos e estratégicos, que ajudam a encantar a audiência e convencê-la a executar uma ação. Esta ação pode ser baixar um material, acessar seu site ou realizar uma compra. Valiosa para as áreas de marketing e de vendas, o objetivo da copy é gerar conversões.
Para começar, cai bem uma definição do termo, pois muitas vezes copywriting é confundido com criação de conteúdo, e vice-versa. Embora complementares, há uma grande diferença entre os dois: o propósito da escrita.
A criação de conteúdo trabalha com a intenção de construir relacionamentos e engajamento com os consumidores. Os textos são escritos esperando que, com o tempo, o leitor confie na marca e converta ou se torne um cliente.
Já o copywriting pode ser definido como a técnica utilizada na produção de conteúdo, incluindo os gatilhos e as estratégias. Sua função é persuadir o público-alvo, gerando conversões e vendas. O produto final é a copy, texto que pode ser aplicado a mídias e formatos diversos.
O que é copywriting: conheça as principais técnicas
Entenda o seu público-alvo
A pesquisa está no centro de uma boa copy. Antes de escrever, é essencial compreender seu público-alvo. Com a persona criada, é mais fácil produzir um conteúdo orientado aos seus clientes. O estilo, a linguagem e a abordagem se tornam mais convincentes, aumentando a probabilidade de conversão.
Um bom título é meio caminho andado
Se o título não for atrativo, todo o conteúdo poderá ser ignorado. Comece o texto utilizando uma chamada capaz de aguçar a curiosidade dos leitores. Lembre-se de ser direto e de adotar palavras-chave. Para garantir que ele apareça completo no ranking de pesquisas, não ultrapasse os 55 caracteres.
Conecte-se com o leitor
Segundo o fundador da Sociedade Brasileira de Copywriting (SBCopy), Rafael Albertoni, para que o leitor se conecte e se identifique com uma marca, é preciso apelar para a emoção. Crie uma relação de confiança. Mostre que tem o que ele precisa e que ele pode acreditar no que você está oferecendo.
Utilize verbos de ação
Uma forte sensação de urgência: é esse o sentimento que precisa ser gerado. O objetivo do copywriting é fazer o visitante seguir a ação indicada. A melhor forma de conseguir isso é utilizando verbos no imperativo, especialmente em títulos, intertítulos e na CTA.
Faça analogias e comparações
Nosso cérebro é capaz de construir memórias a partir de outras memórias, criando relações entre elas. Quando algo soa familiar, as chances de fixar o conteúdo são muito maiores. Mas, tome cuidado para evitar comparações com a concorrência.
Procure embasar seu conteúdo
Demonstre que você sabe do que está falando. Utilize números, pesquisas e referências para dar credibilidade ao texto. Os dados apresentados serão úteis para comprovar a veracidade do que está sendo dito.
Antecipe-se às dúvidas do leitor
Coloque-se no lugar do leitor e antecipe as dúvidas dele para solucioná-las antes de elas acontecerem. Quando compreende o que é copywriting, o copywriter fica atento a essas questões durante a pesquisa e a criação das personas. Mas também pode aperfeiçoá-las de acordo com o comportamento da sua audiência.
Conte histórias
Conhecida como storytelling, a estratégia nada mais é do que contar uma boa história. Esta deve ser relevante, reter a atenção e permanecer na memória do leitor. É uma das formas mais eficazes de atrair e engajar a audiência, já que cria uma forte conexão com o público.
Escreva como você fala
Nada de textos com linguagem formal demais, distante da realidade do público. Escrever como se fala soa mais natural, permite a aproximação com o leitor, ajuda no storytelling e facilita a leitura.
Ofereça valor
Antes de pedir algo, como os dados de contato do leitor, é interessante oferecer algo de valor em troca. No inbound marketing, por exemplo, esse valor é entregue por meio de conteúdos exclusivos em e-books, webinars, white papers e outros materiais ricos.
Utilize gatilhos mentais
Os gatilhos mentais consistem em estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam diretamente na tomada de decisão. São escolhas que fazemos no “piloto automático” para evitar o esgotamento da mente diante de tantas opções. Confira os mais usados no copywriting.
Reciprocidade
É o princípio psicológico que rege o ditado “gentileza gera gentileza”. Para usar esse gatilho, é preciso impactar positivamente o leitor, para que ele responda com outra ação positiva. Ou seja, se você der algo ao seu cliente, ele ficará muito mais inclinado a retribuir, comprando de você.
Coerência
O gatilho da coerência se refere à tendência que todos nós temos de evitar cair em contradição e nos mantermos coerentes com nossos posicionamentos.
Aprovação Social
Em maior ou menor grau, todo mundo busca aprovação social. Ao apresentar sua solução para o futuro cliente, mostre que outras empresas do mesmo segmento já aderiram e estão tendo bons resultados. Depoimentos, avaliações, prêmios e certificações são modos de provar que você sabe o que faz.
Afeição
É uma tendência humana decidir positivamente em relação a algo pelo que estamos afeiçoados. Nesse sentido, você pode tentar despertar algum sentimento que o faça se conectar emocionalmente com o produto ou serviço que está oferecendo.
Autoridade
Este gatilho geralmente é acionado quando o vendedor se posiciona como autoridade no assunto referente ao produto ou serviço que quer vender. Assim, é possível imprimir maior credibilidade ao discurso de venda. Isso fará com que o cliente confie no que está sendo dito e feche negócio. Quando um dentista faz uma propaganda de pasta de dente, isso é autoridade. Do mesmo modo como associar celebridades à sua marca. Cases de sucesso, palestras e visibilidade também geram autoridade.
Segurança
É imprescindível que o texto transpareça confiança para despertar a percepção de segurança nos leitores. A dica aqui é mostrar os resultados do produto ou do serviço na copy.
Escassez
Aqui, a intenção é criar um senso de urgência no cliente, alegando que a oferta é exclusiva para poucas empresas ou por tempo limitado. Mostre que sua oferta é por tempo limitado (compre agora) ou mesmo que só têm mais 2 unidades disponíveis, como no caso dos hotéis. A tendência é que ele feche o negócio o quanto antes para não perder a oportunidade.
Afinidade
As pessoas tendem a concordar e seguir ideias com as quais se identificam. No copywriting, a afinidade pode ser gerada a partir de histórias próximas à realidade do leitor, por exemplo. Ou ainda adotando qualquer recurso que gere reconhecimento nas personas. Quanto mais você for capaz de focar na dor das personas, mais se conectará ao público.
Simplicidade
Quando algo nos parece muito complexo, a tendência é o afastamento. Por isso, preferimos os caminhos mais simples e rápidos. Simplificar, reduzir e organizar são as melhores formas de se comunicar com o público.
Humanização
Pessoas gostam de pessoas. Por isso, a humanização faz toda a diferença. Aproveite esse gatilho para se conectar com os consumidores.
Razão
Apesar de o emocional ter um papel importante nas decisões de compra, a razão continua sendo essencial no processo. Logo, você também deverá guiar o leitor a fazer escolhas racionais, com base em motivos, fatos e vantagens da oferta.
Polêmica
Polêmicas mobilizam pessoas. Primeiro, porque queremos saber o motivo da discórdia, para depois tomar partido e escolher um lado. Por isso, gerar controvérsia é uma boa forma de trazer defensores para o seu lado.
Saiba mais sobre técnicas de copy e gatilhos mentais aqui.
Preparado para colocar em prática o que aprendeu neste artigo? Esperamos que sim. Mas, antes de fechar esta janela, o que acha de continuar navegando no blog e ler outros conteúdos como este? Aproveite!