Quem trabalha com marketing sabe que algumas ações demandam muito esforço do time. Mas existem plataformas que podem auxiliar em todos os processos, desde a pesquisa de palavras-chave até a mensuração dos resultados. Por isso, conhecer e utilizar as principais ferramentas de marketing acaba se tornando essencial para conferir:
- maior produtividade aos profissionais;
- eficiência para a estratégia;
- assertividade para o monitoramento dos indicadores.
O mercado oferece diversas opções, algumas bem populares, como as ferramentas do Google. Mas como escolher as mais adequadas?
Se você tem dúvidas, siga a leitura e conheça um pouco sobre cada uma das principais ferramentas de marketing. Depois, basta tomar a melhor decisão!
Importância das ferramentas de marketing
Quando uma empresa investe nas principais ferramentas de marketing, o tempo da equipe é otimizado. Diversas tarefas podem ser automatizadas, falhas e erros diminuem, e os resultados são aprimorados.
É por isso mesmo que existe tanta gente apostando nessas plataformas. Até 2023, a expectativa é de que os gastos globais com automação de marketing cheguem a US$ 25,1 bilhões. Esses são números de uma pesquisa da Forrester disponibilizada ao Marketing Dive.
Isso se deve ao fato de que, mais do que importantes, essas ferramentas são poderosas aliadas. Elas aumentam a base de leads, a presença digital de uma marca e as vendas.
Conheça as principais ferramentas de marketing
Agora você já sabe o que são e qual é a importância das principais ferramentas de marketing, certo? Então é hora de conhecê-las. Vamos lá?
Search Console
O maior site de buscas do mundo também oferece ferramentas de marketing. Uma delas é o Google Search Console, essencial para você verificar a saúde das suas páginas nos resultados de pesquisa (SERPs).
A ferramenta oferece orientações para corrigir problemas, otimizar o seu conteúdo e melhorar o seu ranqueamento.
Ferramentas do Google
Abrimos a nossa lista de principais ferramentas de marketing falando sobre o Google, não foi? Então vamos destacar ainda que o gigante das buscas oferece uma série de recursos para a área.
Como você sabe, o “Ok, Google” já faz parte do dia a dia da maioria dos internautas. Portanto, além de estar na internet, o seu site também precisa ser otimizado para as regras do buscador.
Se o próprio líder do mercado de mecanismos de busca proporciona essas ferramentas, é bom aproveitar. Veja algumas:
- Google Trends: disponibiliza os assuntos e as palavras-chave mais pesquisados pelos usuários.
- Google Meu Negócio: plataforma para divulgação gratuita de empresas nos resultados orgânicos de pesquisa e no Google Maps.
- Google Analytics: serviço oficial e gratuito de monitoramento de tráfego e audiência.
Planejador de palavras-chave
O planejador de palavras-chave também é uma das ferramentas do Google. Contudo, faz parte do Google Ads, a plataforma para anúncios pagos.
O serviço, por sua vez, pode ser utilizado de forma gratuita. Ele é muito útil para conhecer sugestões de palavras-chave que guiem a sua estratégia de produção de conteúdo.
Além disso, você ainda pode combinar os resultados com o Google Trends. Isso possibilita escolher as keywords que mais fazem sentido para chegar ao objetivo das suas ações.
Ferramentas de automação
Entre as principais ferramentas de marketing, as ferramentas de automação têm papel fundamental. Isso é especialmente verdadeiro quando o assunto é integrar informações, facilitar processos e otimizar o trabalho da equipe.
Algumas funções importantes desse tipo de plataforma incluem:
- geração, segmentação, análise e nutrição de leads;
- recursos para criação de conteúdo;
- fluxos de automação;
- configuração e disparo de e-mail marketing;
- aplicação de testes A/B;
- disponibilização de relatórios.
Além disso, as ferramentas de automação centralizam os dados e podem ser integradas a outros softwares. Isso otimiza o tempo das equipes e agiliza a realização de diferentes ações.
Alguns exemplos de ferramentas de automação são:
Segmentação de mercado
A segmentação de mercado nada mais é do que a divisão do mercado em grupos de pessoas que compartilham interesses. Para isso, basta mapear o seu próprio público, dividindo-o em subgrupos, e identificar suas dores, necessidades e características.
Essa prática também é uma das principais ferramentas de marketing. Ela possibilita
direcionar ações que influenciem grupos específicos, melhorando os resultados.
Para fazer uma boa segmentação de mercado, use ferramentas como:
- Neoway
- Assertiva
- Geo fusion
- Cortex
- Qualtrics
Plano de marketing
As principais ferramentas de marketing também incluem o planejamento de estratégias. Este confere maior eficiência e assertividade a todas as ações desenvolvidas.
Para executar o seu plano de marketing, estudar o seu público é o primeiro passo. Afinal, se você não sabe quais são as dores e as necessidades dele, de que forma pretende oferecer soluções? Determine o seu público e entenda tudo sobre ele:
- quem é;
- que idade tem;
- onde está;
- como se comporta;
- de que forma se comunica;
- quais redes sociais utiliza.
Fazer esse estudo permite que você oriente adequadamente os seus esforços de marketing.
As melhores para o seu planejamento são:
- SWOT
- 5 forças de PORTER
- PESTAL
- Matriz BCG
- CANVAS
- BSC – Balanced Score Card
CRO
CRO é a sigla para Conversion Rate Optimization – ou, em português, Otimização de Conversão. Trata-se de um conjunto de técnicas que aperfeiçoam o desempenho do seu site.
Com elas, você aproveita o tráfego de forma mais eficiente e conduz o usuário a uma ação específica. Como exemplo, podemos citar preencher um formulário, clicar em um banner ou comprar um produto.
Essa otimização da conversão acontece especialmente por meio de testes. Eles são aplicados para entender o que faz mais sentido para os visitantes do seu site. Consequentemente, motivam a ação que você espera, trazendo melhores resultados.
Conheça algumas ferramentas para te ajudar com o CRO:
- Hotjar
- CrazyEgg
- Unbounce
- Optimizely
CRM (Customer Relationship Management)
O relacionamento com os clientes também pode ser aprimorado e gerido com o CRM, uma das principais ferramentas de marketing.
Para oferecer uma experiência valorosa e positiva, investir em um CRM é essencial. A plataforma de gestão permite guardar dados e preferências dos clientes, bem como todas as interações com a sua empresa.
Munido de tanta informação, o software funciona como um repositório. Com ele, sua equipe fica atualizada sobre os clientes e pode abordá-los com eficiência.
Algumas ferramentas para o relacionamento com o cliente são:
- Piperun
- Pipedrive
- CV Construtor de Vendas (para o mercado imobiliário)
- RD CRM
Outras ferramentas
Uma última dica diz respeito à organização do trabalho da sua equipe. Afinal, também é preciso adequar a comunicação da porta para dentro, certo? Por isso, as principais ferramentas de marketing incluem plataformas que promovem e compartilham informação entre as áreas da sua empresa.
O Trello, por exemplo, é perfeito para que todos visualizem os projetos da sua área. Também possibilita expor as tarefas delegadas a cada colaborador, com a possibilidade de subir arquivos, imagens e vídeos. Os times ganham agilidade e produtividade, já que a plataforma pode ser acessada de qualquer local e de qualquer dispositivo.
E então, concorda que essa lista com as principais ferramentas de marketing pode ajudar na rotina da sua empresa? O próximo passo é analisar as possibilidades e escolher as plataformas mais adequadas à sua realidade. Elas devem trazer maior autonomia e produtividade ao time – e, é claro, melhores resultados para as suas estratégias e para o seu negócio!
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