Novas tecnologias e inovações do marketing digital causam impactos diretos na forma como uma empresa se apresenta na internet. Tantas novidades têm explicação. Com a migração do processo de compra e a preferência dos consumidores pelos meios on-line, adaptar-se virou necessidade. Por tudo isso, muitos empreendedores acabaram se deparando com uma outra urgência: refazer site.
Você já conferiu se o site da sua empresa está bem posicionado no ranqueamento dos motores de busca? Já verificou se ele gera o número de conversões estipulado nas suas metas?
Se você respondeu negativamente às perguntas acima, talvez seja o momento para repensar a sua estratégia. Quer entender melhor o assunto? Então, acompanhe a leitura e saiba qual é a hora certa de refazer site.
Qual é o papel do site na estratégia de uma empresa?
No começo, ter um site era como ter um cartão de visita virtual. A página servia para trazer algumas informações sobre o negócio, os produtos e as maneiras de entrar em contato.
Hoje, o site desempenha um papel fundamental na estratégia de marketing de qualquer empresa. A ferramenta é crucial para que o seu público encontre a sua marca ao fazer uma pesquisa na internet, por exemplo. Além disso (quando otimizado, é importante destacar), ele cumpre uma função essencial:
- na geração de autoridade para o seu negócio;
- na geração de leads;
- na comunicação com o seu público-alvo;
- no aumento das vendas.
Isso porque, com tanta gente na internet, era natural que os mecanismos de busca, como Google e Bing, criassem regras. Tais regras se aplicam para exibir na primeira página os sites relacionados às palavras-chave pesquisadas.
Afinal, não é seu objetivo oferecer a melhor experiência para o seu cliente? Então os motores de busca também precisam ser confiáveis e disponibilizar respostas relevantes e coerentes com a pergunta do usuário.
Daí a necessidade de otimizar o seu site. Antes que você pense que isso é uma chateação, veja alguns números que comprovam essa necessidade:
- O Google processa quase 70 mil consultas por segundo.
- Mais da metade da população mundial usa ativamente o Google como mecanismo de busca.
- Aproximadamente metade das palavras-chave “perto de mim” no Google resulta em uma visita ao estabelecimento.
- Quase 35% das pesquisas de produtos no mundo começam no Google.
Essas tendências foram reveladas pelo Google Estatísticas do Search Engine para 2022 e confirmam o que muita gente já sabe. Melhorar o seu posicionamento no mecanismo de busca é melhorar as suas chances de fazer bons negócios.
A página da sua empresa não atende aos critérios de classificação nos resultados de busca? Nesse caso, é importante otimizá-la e até refazer site.
Como é o processo de refazer site?
Faça uma pesquisa (no Google!) e verifique os sites de empresas concorrentes. Observe:
- o layout;
- os itens que compõem o menu;
- a forma como o conteúdo é disposto na página;
- se o site é onepage;
- o tempo para o carregamento de imagens;
- se existe um blog com conteúdos atrativos e relevantes;
- se tudo se adapta à tela do computador e do celular.
Para fazer isso, não basta implementar algumas ferramentas ou mexer no visual do site. É preciso reconstruir código, funcionalidades e design de acordo com as tendências atuais do mercado. Isso é refazer site. O processo envolve uma avaliação:
- das necessidades do seu negócio;
- das funcionalidades que você deseja;
- do orçamento disponível para o trabalho.
O ideal para esse tipo de serviço é contratar uma agência especializada e confiável. Esta deve ser responsável quanto a prazos e oferecer as melhores soluções.
Refazer site: qual é o momento de reformular?
Agora você já sabe qual é o papel de um site na estratégia de marketing de uma empresa. Também explicamos aqui um pouco sobre as particularidades do processo de refazer site. Conheça agora os principais motivos que indicam o melhor momento para reformular o seu.
Site antigo que não representa o atual momento da empresa
Quando a internet surgiu e tornou-se um espaço para negócios, muitas empresas publicaram seus sites para divulgar produtos e serviços. É o seu caso?
O problema é que estamos quase em 2023, e, algumas vezes, o site continua o mesmo. Nada ou muito pouco por lá foi atualizado ou aprimorado para acompanhar as novas tendências digitais.
O resultado é um site que em nada se parece com o momento atual da empresa. Com o passar dos anos, seu negócio evoluiu e se transformou, agregando novos serviços, produtos e até nova identidade visual.
Se esse é o seu caso, é interessante refazer site e adaptá-lo à realidade do seu negócio. Essa pode ser uma maneira excelente de atrair mais visitantes e ampliar lucros.
Site com baixa taxa de retenção
Você costuma acompanhar os indicadores do seu site em ferramentas como o Google Analytics? Fique atento a uma métrica em especial: a taxa de retenção.
Essa taxa mede o tempo em que um usuário permanece ativo no seu site. Isso significa o tempo de leitura das informações e dos conteúdos disponíveis em cada seção.
Quando essa taxa é baixa, significa que o usuário encontrou alguma dificuldade na navegação do site:
- Páginas que demoram para carregar.
- Animações que não funcionam.
- Conteúdos irrelevantes.
- Falta de novidades.
Todos esses são motivos para o visitante abandonar a página e partir para o próximo site na lista de resultados.
Por isso, atente à taxa de retenção. Se estiver muito baixa ou caindo, é importante pensar em refazer site para melhorar a experiência do seu cliente.
Site em versão antiga ou com pluings desatualizados
Esse é um problema mais frequente do que se imagina, isso porque, o WordPress é uma plataforma com um código em constante mudança e melhoria. Porém, se o dono do site não realizar os ajustes necessários, pode acabar perdendo informações e tendo problemas de desempenho.
O mesmo vale para os plugins da plataforma, que quando não são constantemente analisados e atualizados, podem resultar em problemas como: não carregamento do site, travamento na hora da postagem, não remuneração, erro em carinho de compras e etc.
Site sem integração às redes da empresa
As redes sociais são indispensáveis na sua estratégia de marketing digital para atrair consumidores. Por isso, ao postar conteúdos em seu site, é importante que os botões para compartilhamento das publicações estejam disponíveis. Assim, o visitante que gostou de um artigo do seu blog, por exemplo, pode compartilhá-lo em seu perfil pessoal.
Além disso, um site otimizado permite que essa publicação nas redes apresente a imagem que você utilizou no blog. Também é possível, nesse caso, incluir a descrição do conteúdo.
Site sem design responsivo
A responsividade de um site permite que o seu conteúdo se adapte a todos os formatos de tela. Isso significa que o usuário terá uma boa visualização das páginas e executará ações – tanto no computador quanto no smartphone ou tablet.
Isso é importante porque 58% dos brasileiros acessam a internet pelo celular, segundo levantamento realizado pela TIC Domicílios. O estudo revelou ainda que, entre 2019 e 2021, houve aumento no uso exclusivo do smartphone. Além de uma experiência mais completa, a responsividade influencia:
- na velocidade de navegação do site;
- no seu posicionamento nos resultados de pesquisa dos motores de busca;
- no carregamento das páginas.
Site pouco intuitivo, com navegabilidade reduzida
Assim que o usuário acessa o seu site, ele precisa entender como tudo funciona por ali. Dessa maneira, consegue encontrar o que está procurando com facilidade. Se isso não acontece, ele fecha a janela e parte para o próximo.
Por isso, o seu site precisa ser estruturado, organizado e prático de usar. O visitante acessa, encontra o que precisa e realiza a ação que deseja. Essa usabilidade facilita a experiência de pesquisa e compra.
Se esse não for o seu caso, é fundamental refazer site e torná-lo intuitivo. Afinal, ninguém gosta de perder tempo, concorda?
Agora ficou mais claro o que precisa ser avaliado para entender o momento ideal de refazer site? Se você se identificou com algum dos tópicos que apresentamos, é importante buscar uma solução o mais rápido possível. Afinal, o seu objetivo é crescer, e não perder oportunidades, certo?
Conte com a experiência e o profissionalismo da Elévon para reformular o seu site. Contemplamos as melhores práticas para ampliar a sua presença digital e o seu espaço no mercado. Fale conosco!
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