Se a sua empresa ainda não tem uma estratégia de redes sociais, é hora de repensar o seu planejamento de marketing digital. Afinal, você pode aumentar (e muito!) a visibilidade da sua marca dessa forma e gerar muito mais negócios.
É claro que, para alcançar os melhores resultados, você precisa conhecer um pouco sobre as particularidades das diferentes redes. Assim, pode saber quais são as ações indicadas para usar em cada uma delas.
Por isso, preparamos um conteúdo especial para te ajudar com a sua estratégia de redes sociais. Vamos saber mais?
Por que as empresas devem estar presentes nas redes sociais?
O fenômeno que começou com o Orkut, em 2004, contrariou algumas expectativas e ganhou muita força. Hoje, dificilmente você conhecerá alguém que não participe de pelo menos uma das redes sociais existentes. Mais ainda, é lá que as empresas estão encontrando espaço e oportunidades de excelentes negócios.
Um relatório da Statista sobre a população digital global em abril de 2022 aponta que aproximadamente 4,15 bilhões de pessoas utilizam alguma rede social. Em porcentagem, o índice é de 59,5%, mais da metade da população do mundo, que é de 7,9 bilhões.
Com tanta gente nas redes, é natural que as empresas também devam estar, concorda? Mas não sem uma concreta estratégia de redes sociais. Afinal, elas se tornaram um importante canal de comunicação.
As redes sociais possibilitam a interação com os seguidores, fortalecimento da marca e o aumento da tão desejada conversão.
Mas como? Bem, o segredo está na construção de caminhos bem delineados para a comunicação da sua marca com o seu público nas redes.
De nada adianta que você tenha um excelente produto ou serviço se ele não conversa com a sua persona, certo?
Por isso, você pode seguir algumas orientações para posicionar a sua marca e conquistar cada vez mais clientes. Veja outras razões para pensar em uma estratégia de redes sociais.
Engajamento
A principal função de uma rede social, como Facebook, Instagram ou TikTok, é conectar pessoas que têm interesses e estilos de vida comuns. Assim, o engajamento acontece de forma natural.
Proporcionar espaços próprios para a interação e o envolvimento dos seguidores é uma forma de conquistar e manter um relacionamento com seu público.
Os insights que você obtém nas redes, seja através de críticas ou sugestões, também são importantes para o aperfeiçoamento das soluções que oferece.
Visibilidade
Para entender um pouco mais sobre a visibilidade que a sua marca pode alcançar com uma estratégia de redes sociais bem construída, veja alguns números:
- Os brasileiros gastam em média 9 horas e 56 minutos por dia usando a internet. Desse tempo, em média, 3 horas e 47 minutos diários estão destinados às redes sociais (Digital 2022 April Global Statshot Report).
- Os anúncios nas redes sociais já configuram a quarta principal maneira de descobrir novas marcas, produtos e serviços. As redes sociais estão em 2º lugar para 43,6% dos usuários de internet, quando o assunto são canais de busca online. Ficam atrás apenas das ferramentas de busca, como o Google. Veja o Relatório Global de Inteligência de Mídia da eMarketer.
Construção de autoridade
Uma boa estratégia de redes sociais pode e deve contemplar o marketing de conteúdo. Entregar informação relevante gera valor e permite que a sua marca conquiste uma audiência forte e fidelizada, contribuindo para a construção de autoridade.
Para isso, é indicado elaborar um cronograma de postagens que contemple assuntos de interesse da sua audiência. Isso deve serfeito de forma constante para que estimule o engajamento do seu público-alvo.
Tráfego e conversões
As redes sociais também podem contribuir para o aumento do tráfego e das conversões que acontecem no site da sua empresa. Aproveite o alcance dessas mídias para levar os usuários até lá e melhore os seus resultados!
Como criar uma estratégia de redes sociais
Agora que você já conhece o potencial das redes sociais para o seu negócio, é hora de pensar na sua estratégia. Confira alguns pontos essenciais para aumentar as suas chances de sucesso!
Defina os objetivos
O primeiro passo para guiar toda a sua estratégia de redes sociais passa obrigatoriamente pela definição dos seus objetivos. Para isso, considere as particularidades da sua empresa e alinhe o seu foco.
Algumas possibilidades incluem gerar leads, fortalecer o posicionamento da marca e a relação com o público. Também é possível trazer tráfego para o seu site, criar um novo canal de venda, entre outros.
Entenda as possibilidades da rede social
Estude o funcionamento das diferentes redes sociais, suas tendências e possibilidades.
Criar o mesmo conteúdo para disseminar em todas elas não é indicado. Cada uma conversa com um tipo de público, com regras e objetivos bem definidos.
Também é importante acompanhar as mudanças nos formatos de conteúdo para adaptar a sua estratégia de redes sociais. Tome como exemplo o Instagram, que iniciou como uma rede para o compartilhamento de fotos e hoje prioriza conteúdos em vídeo.
Produza conteúdo relevante
Aposte em conteúdos relevantes em sua estratégia de redes sociais. Você pode pensar em educar, trazer informações importantes, responder dúvidas e atender às demandas mais urgentes do seu público.
Pergunte-se: isso que estou oferecendo gera valor para o meu público? Se sim, esse é o caminho! Se você não está tão certo sobre isso, é bom repensar a sua estratégia de marketing de conteúdo.
Crie regularidade
Para que as ações nas redes sociais sejam efetivas, é preciso que haja regularidade nas suas publicações. Criar um planejamento para guiar a frequência das postagens. Conheça os horários mais apropriados e os conteúdos mais indicados. Isso é fundamental para organizar a sua estratégia.
Foque na persona
Uma boa estratégia de redes sociais é aquela que conhece e foca na sua persona. Você deve entender exatamente o que seu cliente busca e como tornar a sua jornada mais interessante.
Portanto, é fundamental que você saiba quem é o seu público-alvo, quais são os seus hábitos na internet. Levante que redes seu público utiliza e como costuma se comportar no mundo virtual. Após definir a sua persona, fica muito mais fácil desenvolver o seu planejamento.
Tenha personalidade própria e identidade visual
O que funciona bem para uns, pode ser um tiro no pé para outros. Isso quer dizer que a personalidade de uma marca não pode ser copiada. Estabeleça o tom de voz e a sua forma de se comunicar com o seu público-alvo com originalidade.
Da mesma maneira, ter uma identidade visual marcante e única contribui para que os usuários reconheçam a autenticidade da sua marca.
Retargeting
Usar o retargeting na sua estratégia de redes sociais contribui para incentivar a conversão. Isso reforça a sua marca para pessoas que já visitaram o seu site, mas ainda não fecharam negócio.
Essa prática permite que o usuário seja impactado pelos seus anúncios nas redes sociais, retorne ao site e adquira seus produtos ou serviços.
Fique de olho nos insights
Estar atento a comentários, curtidas e compartilhamentos pode gerar insights valiosos para analisar o desempenho da sua estratégia de redes sociais. Daí a importância de ter métricas e KPIs bem definidos, e, é claro, de acompanhar com frequência esses números.
Em quais redes sociais estar?
Definir quais serão as redes sociais em que a sua empresa vai atuar é fundamental. Afinal, não é porque existem muitas redes sociais que a sua empresa precisa estar em todas.
Estude todas as possibilidades, mas invista naquelas que fazem mais sentido para o seu negócio e para a sua persona.
Além de poupar esforços, isso também contribui para a redução do seu CPL. Afinal, você pode focar em leads com o perfil ideal para se tornar seu cliente.
Quando ter ajuda de uma empresa especializada
Assim como é importante entender a força de uma estratégia de redes sociais bem planejada e executada, também é interessante conhecer os seus limites. Afinal, o core business do seu negócio não pode ser prejudicado, concorda?
Você entende que a sua empresa está crescendo de forma acelerada e precisa de ajuda para elevar os resultados de marketing digital? Vale a pena considerar a possibilidade de contratar uma agência especializada.
A Elévon tem uma equipe de profissionais altamente qualificados para fortalecer a sua estratégia e oferecer todo o suporte que você precisa! Conte conosco!
Você provavelmente já sabe que não dá mais para ficar de fora das redes sociais, certo? Por outro lado, também não dá para obter sucesso sem conhecimento e planejamento.
Aproveite tudo o que você conferiu neste conteúdo para elaborar a sua estratégia de redes sociais e gere muito mais negócios para a sua empresa!
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