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A importância da identidade visual para sua clínica ou consultório

A importância da identidade visual para sua clínica ou consultório

Você deseja investir em marketing para sua clínica ou seu consultório odontológico e alcançar uma posição de destaque no mercado? Então é importante começar com a criação de uma identidade visual. Isso porque a sua marca precisa estar à altura do atendimento que você oferece, concorda?  

A identidade visual transmite propósito, valores, conceitos, assim como sensações e sentimentos a respeito do seu negócio. Além disso, fortalece e fixa sua marca na lembrança dos pacientes. 

Vamos saber mais? Acompanhe a leitura!

O que é identidade visual?

A identidade visual é um grupo de elementos que simbolizam uma marca. Esse conjunto envolve, entre outros componentes:

  • logotipo;
  • paleta de cores;
  • tipografia;
  • cartão de visita;
  • papel timbrado;
  • site;
  • envelope;
  • assinatura de e-mail. 

A combinação e a padronização desses materiais vão comunicar aos seus pacientes o conceito e os valores da sua clínica. Por isso, toda a atenção é pouco. Seus materiais devem conter elementos gráficos, cores e formas que caracterizem e transmitam o seu profissionalismo – propósito, valores, excelência no atendimento e muita segurança. 

Por isso, antes de elaborar a identidade visual da clínica, é aconselhável fazer um estudo minucioso sobre o posicionamento da sua marca. Avalie a forma como você deseja se comunicar e se conectar aos pacientes.  

Principais elementos da identidade visual

O logotipo é o primeiro item que vem à mente da maioria das pessoas. Aliás, é até bastante comum começar todo o trabalho a partir dele. Mas também existem outros componentes importantes e bastante adequados ao seu tipo de negócio. 

Uma clínica normalmente utiliza diversos itens de papelaria, não é verdade? Então, com o desenho e a definição do logotipo, o próximo elemento da identidade visual pode envolver a elaboração desses materiais. Agregue maior valor a receituário, papel timbrado, envelope, pasta, cartão de visita e o que mais for necessário. 

A fachada do seu consultório também precisa chamar a atenção dos possíveis clientes. Com cores, formas, slogan e um logotipo bem desenhado, fica mais fácil destacar o seu local de trabalho. 

E que tal investir no marketing digital? Como você já deve saber, é na internet que a maioria das pessoas busca soluções para as dores. E dor de dente é uma situação para ser resolvida com urgência. Se os seus pacientes procurarem por clínicas e consultórios odontológicos na rede, vão encontrar você?

Se não, esta é a hora certa para cuidar disso. Ter um bom site, responsivo e otimizado para SEO, melhora os resultados e traz leads qualificados para o seu negócio. Você pode oferecer também o agendamento online de consultas, otimizando o tempo dos seus pacientes. E fica melhor ainda se criar um blog com conteúdos ricos e relevantes. 

As redes sociais também cumprem um papel importantíssimo atualmente. Você pode reunir dicas, orientações e diversas informações relacionadas à saúde bucal na sua área de atuação. Isso vai engajar os seus pacientes e trazer novos. 

Todos esses canais de comunicação devem ser padronizados visualmente e adotar os referenciais elaborados para a sua identidade visual. Afinal, a comunicação de uma marca deve ser coesa e eficiente. Nada melhor então do que uniformizar tudo o que dialoga com o seu público, certo?  

Que tal um pouco de inspiração? 

Veja alguns cases da Elévon para clínicas e consultórios odontológicos e inspire-se! 

Ianara Pinho Odontologia

Localizada em Brasília, a clínica Ianara Pinho Odontologia entrou em contato com a Elévon para atrair mais pacientes de forma recorrente e criar a nova identidade visual da marca. 

Desenvolvemos papelaria, folder, caneca personalizada, e-books, anúncios e posts para Facebook e Instagram, além de um outdoor.

Dra. Ana Callado Dentista – Odontopediatria

Criamos toda a estratégia para as redes sociais da Dra. Ana Paula Callado. O objetivo foi posicionar o consultório dela para um público classe A.

Assim, elaboramos postagens com dicas, orientações e informações atualizadas, relacionadas à saúde bucal em odontopediatria – desde a gestação (pré-natal odontológico) até as fases seguintes da infância e adolescência. 

Soul.Unic – Planos de harmonização facial

Antes mesmo de a Soul.Unic existir, os proprietários entraram em contato com a Elévon. O plano incluía a criação do conceito da marca, nome, identidade visual, site, estratégia de marketing e toda a comunicação. Esse foi um projeto completo de branding para dar vida à nova marca do grupo!

A Elévon também auxiliou na definição e na concretização dos objetivos de marketing. Para isso, criamos uma estratégia completa de Inbound Marketing e posicionamos a marca como referência no mercado. Isso envolveu:

  • anúncios no Google e nas redes sociais;
  • blog posts para ranquear o site nos motores de pesquisa;
  • posts no Instagram e no Facebook;
  • fluxo de automação no RD Station;
  • landing pages focadas em conversão.

Top Odonto – Especialistas em implantes dentários, ortodontia e procedimentos estéticos

O site da Top Odonto foi otimizado para gerar agendamentos online, ser responsivo, rápido, e ampliar sua visibilidade. Com isso, conseguimos aumentar em 275% o número de visitas mensais já no início do projeto.

Mudamos sua identidade visual e atualizamos os textos com um storytelling claro aos usuários, que inspirasse credibilidade. Também implementamos calls to action e formulários de conversão para a realização do pré-agendamento.

Para posicionar o site nos primeiros resultados das pesquisas orgânicas, otimizamos seu SEO e criamos artigos semanais para o blog. A publicação de conteúdos gera mais tráfego, visibilidade, autoridade e oportunidades. Além disso, também fomos responsáveis por:

  • estratégia de Inbound Marketing;
  • criação de e-books;
  • anúncios, stories e posts para as redes sociais. 

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