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Como prospectar clientes usando seu site

Como prospectar clientes através de um website?

É fato que a internet se tornou indispensável para os negócios. E as empresas vêm apostando cada vez mais na criação de sites para essa estratégia. Certamente, até mesmo quem já tem uma marca consolidada no mercado precisa buscar formas de como prospectar clientes. No entanto, muitas empresas conseguem atrair clientes facilmente pelo site, enquanto outras não despertam o interesse do público.

De acordo com dados da pesquisa TIC Domicílios 2019, só no Brasil, são mais de 134 milhões de usuários de internet. Os consumidores recebem um bombardeio de informações sobre vendas todos os dias. E esse excesso é uma das principais razões para que muitos deles nem sequer tenham ouvido falar da sua empresa.

Sem dúvida, sua marca não pode ficar para trás. Ela precisa se adequar ao mercado para se tornar cada vez mais competitiva e conhecida. Por isso, se você ainda não sabe como prospectar clientes, fique conosco neste artigo. Nós te ajudaremos a encarar esse desafio.

 

Aprenda como prospectar clientes

O marketing digital é uma ótima estratégia de como prospectar clientes. Com um planejamento bem feito e ações bem executadas, é possível aumentar o faturamento. E, dessa forma, fazer do seu site um dos principais canais de captação de leads.

Diversas táticas podem ser implementadas. Por exemplo:

  • a criação ou a reformulação do site;
  • campanhas de mídia paga;
  • marketing de conteúdo;
  • Inbound Marketing.

 

E essas são apenas algumas das possibilidades. A seguir, elencamos outras das ações para você entender como prospectar clientes.

 

Crie um site

Obviamente, se você quer saber como conquistar mais clientes pelo site, precisa começar pelo básico: criando um. Sem esse canal, você está perdendo grandes chances de se relacionar com seu público de maneira direta e rápida.

De início, você vai precisar de um domínio, que é o endereço do seu site. Em seguida, precisa contratar um serviço de hospedagem – ou seja, a plataforma que vai armazenar os dados da página e manter o site no ar.

 

Defina o público-alvo

Você precisa saber claramente que tipo de cliente deseja prospectar. Defina o perfil do público-alvo que sua empresa atende. Faça pesquisas, investigue gostos, medos, anseios. Descubra o que mais o agrada e o que desagrada, como ele costuma consumir conteúdos, entre muitas outras características.

Isso vai contribuir muito na hora de criar sua persona e de se relacionar com ela. Dessa maneira, será muito mais fácil gerar credibilidade com seu público e prospectar novos clientes. 

Aliás, utilize essas informações de forma inteligente. Reformule o site, se for preciso, para aprimorá-lo ou aperfeiçoá-lo. A sua página tem que chamar a atenção do cliente para que ele volte sempre que precisar. Se ele não encontrar nada ali, não terá motivos para retornar. 

 

Invista em mídia paga

As redes sociais e o Google são ótimos canais de entrada para visitantes do seu site. As próprias plataformas possuem recursos para a criação de anúncios pagos. No entanto, é preciso segmentar as mídias para direcioná-las ao seu público-alvo.

Mesmo que você não tenha muito dinheiro para investir, vale a pena apostar nessa estratégia. Ela pode funcionar com poucos recursos financeiros, e já é um primeiro passo de como prospectar clientes pelo site.

No Google, o investimento é um pouco maior, e a disputa, mais acirrada. No entanto, se você puder contar com um profissional experiente no assunto? Com certeza terá ótimos resultados quando se trata de como prospectar clientes.

 

Como estruturar o setor comercial de pequenas e médias empresas

 

Trabalhe com marketing de conteúdo

Utilizar o marketing de conteúdo a seu favor é uma estratégia e tanto. A técnica é poderosa na prospecção de novos clientes de forma passiva. Trata-se de uma prática que consiste em produzir conteúdo de qualidade, focado em atrair e converter leads.

Os materiais precisam ser focados em resolver problemas de seus clientes. Devem ajudá-los a identificar esses problemas, dando dicas e possíveis soluções.

Com técnicas de SEO (Search Engine Optimization) aplicadas aos textos do site ou blog, também é possível melhorar o posicionamento da página no Google. Isso facilita que o conteúdo seja encontrado pelo usuário. A tática funciona a longo prazo e traz ainda mais resultados quando combinada com outras ações estratégicas – Inbound Marketing, por exemplo.

 

Aposte em co-marketing

Aposte em co-marketing, uma parceria entre duas empresas para promover conteúdos com o objetivo de atrair clientes com custo zero. Aqui a ideia é que duas marcas não concorrentes se juntem para criar projetos digitais. Isso melhora o alcance e aumenta o reconhecimento no mercado. Além disso, ambas as empresas se beneficiam dos resultados que a ação produziu.

Existem muitas possibilidades ao fazer co-marketing. Um exemplo prático para se aplicar na prospecção de clientes pelo site é a produção de guest posts. A estratégia consiste em produzir conteúdo como convidado para o blog de outra empresa.

Esses conteúdos vão incluir links que geram tráfego para o seu site. E a ação contribui para aumentar o número de visitas, além de melhorar a otimização e, consequentemente, o posicionamento no Google.

 

Utilize landing pages

Junto com a estratégia de conteúdo, você pode produzir materiais ricos. Ofereça-os para o usuário através de landing pages – que nada mais são do que páginas com informações e elementos focados em converter o visitante em lead, oportunidade ou cliente.

Preenchendo um formulário com dados de contato e outras informações, o usuário pode ter acesso ao material. Com esses dados, você trabalha a estratégia de Inbound Marketing. Ela consiste em atrair e encantar clientes, a fim de educá-los e prepará-los para a venda.

 

Ofereça as melhores experiência para o visitante

Ter uma boa experiência na navegação no site é o que faz o visitante voltar. E se a página ficar caindo a toda a hora? E se o carregamento for lento? E se o seu blog não for intuitivo? Então o cliente vai ter dificuldades para encontrar o que deseja lá dentro, e a credibilidade do seu negócio pode ser abalada.

Por isso, é importante investir em provedor de hospedagem e ferramentas que garantam que o site tenha um melhor desempenho. Dessa forma, ele vai atrair mais visitantes.

Quer oferecer a melhor experiência de navegação para o seu site e prospectar cada vez mais clientes? Entre em contato com nossos especialistas!

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