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Marketing digital para construtoras: como gerar mais vendas e se destacar no mercado

O marketing digital para construtoras abre um leque de oportunidades. Vai muito além de divulgar empreendimentos — ele fortalece a marca, gera autoridade e atrai clientes em todas as etapas da jornada.

O setor da construção civil segue aquecido, mas, para vender mais, não basta apenas divulgar os lançamentos. É preciso construir uma estratégia capaz de atrair, engajar e conduzir o cliente da prospecção até o pós-venda.

Sabemos que a jornada de compra de um imóvel é mais longa e exige alto grau de confiança. Por isso, o marketing digital é fundamental para acompanhar o cliente desde a primeira pesquisa até a entrega das chaves — incluindo negociação, acompanhamento de obra e fidelização.

Quer entender como o marketing digital pode transformar os resultados da sua construtora? Continue lendo!

Por que o marketing digital é essencial para construtoras?

Antes de buscar o nome de uma construtora, o cliente procura pelo que deseja. Termos como “apartamento 2 quartos em Florianópolis” são muito mais buscados do que o nome da empresa.

Por isso, quem aparece primeiro nesses momentos tem mais chances de fechar negócio.

O marketing digital permite:

  • Aumentar a visibilidade da construtora.
  • Fortalecer a marca e gerar autoridade.
  • Atrair clientes qualificados de forma segmentada.
  • Reduzir custos com campanhas mais precisas.
  • Melhorar o relacionamento e a satisfação dos clientes.
  • Aumentar o volume de vendas e as indicações.

É um investimento que gera resultados no curto, médio e longo prazo — e pode ser o grande diferencial para sua construtora se destacar no mercado.

Como o marketing para construtoras auxilia na prospecção de leads?

Para a prospecção de leads, o marketing para construtoras é extremamente eficaz. Ele aumenta a presença online e a visibilidade da empresa, estabelecendo uma boa reputação. Construindo, assim, um relacionamento com o seu público-alvo.

Boas estratégias para atrair clientes podem incluir:

Desenvolvimento de uma forte presença digital 

É fundamental ter um site bem projetado e otimizado para mecanismos de busca. Ele deve destacar a experiência da empresa em construção e seus projetos anteriores. Também é importante manter uma presença ativa nas redes sociais para engajar o público-alvo e promover a marca.

Quando trazemos este cenário para o mercado imobiliário, é notável que os clientes querem o máximo possível de dados. Ou seja, disponibilizar fotos, descrição completa e, principalmente, endereço e os valores fazem toda a diferença aqui.

Para tanto, é fundamental apostar em um site atrativo, de fácil navegação e que seja otimizado para os mecanismos de busca.

Quanto mais informações forem disponibilizadas sobre o empreendimento, o bairro, condições de pagamento, mais fácil será de atrair clientes. E, se você ainda não aposta neste tipo de estratégia, pode ter certeza que está perdendo oportunidades.

Anúncios online

A publicidade paga é uma maneira eficaz de alcançar um público maior e direcionado para a construtora. Anúncios em redes sociais, como Facebook e Instagram podem ser bem direcionados. Também é possível realizar anúncios em plataformas de pesquisa, como as campanhas de Google ADS. Eles podem ser altamente segmentados para atingir pessoas com base em suas características demográficas, interesses e comportamentos de navegação na internet.

É possível segmentar os anúncios para cada empreendimento conversar com o seu público. Além disso, você pode realizar testes A/B para entender qual atributo do imóvel chama mais atenção. E, com isso, otimizar ainda mais os seus resultados.

É uma boa maneira de obter um ROI mais efetivo e também entender, de fato, onde encontrar o seu público para trazer mais clientes para a construtora. Uma das melhores oportunidades conquistadas ao anunciar imóveis online é a diversificação de mídias.

Ressalte os dados importantes e direcione os anúncios para uma Landing Page. Assim, você poderá coletar leads para, posteriormente, impactá-los com outras comunicações.

Marketing de conteúdo e Inbound Marketing

A criação de conteúdo relevante, como blogs, infográficos e vídeos, costuma atrair leads qualificados para o site da construtora.

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais poderosas para conquistar novos clientes para sua construtora. Por meio de um conjunto de técnicas, que envolvem desde o bom trabalho com mídia e divulgação até estudos precisos de palavras-chave e otimização de sites para sistemas de busca (SEO).

Esses materiais educativos também ajudam a estabelecer a empresa como líder em seu setor. Gradualmente, sua empresa construindo a sua autoridade no mercado e conquista a confiança do público-alvo.

O Inbound Marketing é uma metologia que consiste em atrair leads qualificados por meio de um relacionamento próximo.

Para que isso aconteça, é preciso partir de um profundo conhecimento das personas do seu negócio. Ou seja, dos desejos, dores e interesses do seu público.

A partir daí, são criados conteúdos que ajudem essas personas a resolverem problemas e, em simultâneo, se educarem a respeito do mercado. Por exemplo, posts sobre como financiar um imóvel, como escolher um bom bairro, entre outros.

E-mail Marketing

É importante saber criar uma lista de contatos, para conseguirmos realizar uma estratégia de e-mail marketing para construtora. Para ser assertiva essa estratégia, é necessário que os dados dos seus clientes estejam estruturadas em uma base organizada.

O e-mail é uma poderosa estratégia de relacionamento. E, para ser eficaz, precisa de segmentação e direcionamento de conteúdo. Portanto, quanto mais informações você disponibilizar ao público, maiores as chances de ele seguir pela jornada de compra.

Utilizar e-mail marketing na sua estratégia de marketing imobiliário é essencial para gerar vendas com leads que já estão na sua base de contatos ou até mesmo através de recompra por clientes já ativos. Assim, com ela é possível fidelizar e encantar seus clientes e também convencer aqueles que estão numa etapa da jornada de compra de imóvel entre consideração da solução ou reconhecimento do problema.

O Poder das imagens nas redes sociais

O Marketing Digital para construtoras, na maioria das vezes, lida com os sonhos das pessoas. Portanto, a decisão acaba indo muito além dos aspectos racionais.

Além disso, comprar um imóvel é uma atividade bastante visual. E isso significa que explorar fotos e vídeos do empreendimento é muito importante. Especialmente porque estamos falando de ações na internet e, normalmente, a pessoa ainda não foi visitar o stand de vendas.

Neste sentido, você pode explorar os recursos das redes sociais para disponibilizar fotos, vídeos e captações de imagem com drone e, até mesmo, um tour 360º do imóvel. O importante é que os materiais tenham alta qualidade e despertem o desejo das pessoas.

Invista em imagens com qualidade profissional para que a pessoa se sinta no empreendimento. Você ainda pode ir atualizando as fotos conforme a evolução da obra. E, assim, transmitir mais segurança aos potenciais clientes.

Geração e nutrição de leads 

A geração e a nutrição de leads são estratégias importantes que visam atrair potenciais clientes e cultivá-los ao longo do tempo. Dessa forma, eles se tornam clientes efetivos da empresa.

Mas, como atrair pessoas interessadas e dispostas a fornecer suas informações de contato para receber mais informações? Ou então, como convencê-los a receber um contato da sua construtora? É interessante investir em anúncios pagos, otimização para motores de busca (SEO), marketing de conteúdo e mídia social, por exemplo. 

Já a nutrição do relacionamento com os leads gerados passa pela entrega de valor, com informações úteis e relevantes. Aqui, cabe o uso de fluxos de e-mail marketing, newsletters, webinars, conteúdo educativo, entre outras táticas. Elas permitem manter o interesse do público, mesmo que eles ainda não estejam prontos para realizar a compra.

Ao implementar essas estratégias de marketing para construtoras na fase de prospecção, fica muito mais fácil atrair e nutrir leads qualificados. Com isso, sua empresa terá bons resultados. 

Como o marketing pode contribuir para o pós-venda?

O marketing para construtoras também é bastante útil para o processo de pós-venda. É interessante nutrir um relacionamento próximo com os clientes mesmo após fechar negócio. Isso é fundamental para engajar e fidelizar o público, aumentar a sua satisfação e oferecer suporte ativo e personalizado. 

Algumas estratégias simples, mas que costumam trazer ótimos resultados incluem: 

Pesquisas de satisfação

A construtora pode enviar pesquisas para seus clientes após a entrega do imóvel. Solicitar feedbacks sobre a qualidade do atendimento, a qualidade da obra e a experiência geral de compra. Com base nesses dados, é possível identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria para aprimorar a oferta de produtos e serviços.

Programas de fidelidade

Que tal criar um programa de fidelidade para recompensar os clientes que adquiriram mais de um imóvel da empresa ou que indicaram novos clientes? É possível oferecer descontos para novas compras, benefícios exclusivos ou, ainda, pontos que podem ser trocados por prêmios.

Atendimento personalizado

O marketing para construtoras também é excelente para facilitar a oferta de atendimento personalizado aos clientes. Mantenha contato constante e fornecendo suporte em caso de dúvidas ou problemas. Isso demonstra que a empresa se preocupa com a satisfação do cliente e está disposta a resolver qualquer questão que possa surgir.

Eventos exclusivos

Criar uma conexão ainda mais forte com o cliente e mantê-lo engajado com a sua empresa é fundamental para a construção de autoridade. Também contribui para o bom posicionamento da marca. A promoção de  eventos exclusivos, como lançamentos de novos empreendimentos, happy hours ou workshops são uma excelente pedida.

Conclusão

O marketing digital é um dos principais aliados das construtoras que desejam se destacar, vender mais e fortalecer sua marca.

Desde a geração de leads até o pós-venda, uma estratégia bem estruturada faz toda a diferença para conquistar mais clientes, gerar autoridade e crescer de forma sustentável.

👉 Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso blog para mais dicas e insights!

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