O atual desafio da construção civil é usar de forma adequada e eficiente o marketing digital. Este deve ser empregado para levar informações relevantes sobre os empreendimentos imobiliários a diferentes públicos. A esse propósito servem as redes sociais para construtoras.
Além de ampliar formatos de propaganda e interação com o público, as redes sociais para construtoras conferem maior poder de escolha ao consumidor. Isso porque as decisões de compra são fortemente influenciadas por críticas, opiniões e reclamações de conhecidos ou terceiros.
Antes de realizar a compra de um imóvel, os clientes costumam fazer pesquisas na internet. Eles buscam online informações e experiências de outros consumidores. Diante desse novo panorama, a construção civil precisa estar preparada para utilizar eficazmente todos os recursos disponíveis na internet.
A exposição das empresas e marcas nas redes sociais viabiliza a concretização de novos negócios. Ela gera resultados efetivos e satisfatórios para todas as partes envolvidas. Assim como organizações de outros setores, as construtoras devem definir estratégias e conteúdos específicos para garantir a presença ativa nas redes.
Para ajudá-lo nesse processo, listamos aqui dicas essenciais para promover o seu empreendimento e obter melhores resultados.
O impacto do marketing para construtoras
Antes de tudo, é preciso entender claramente como funciona o marketing da construtora e do próprio segmento. Algumas características desse setor são singulares, bem como o comportamento do consumidor.
O ciclo de vendas relacionado aos empreendimentos é longo. Isso porque a compra de um imóvel representa uma grande decisão e muitas mudanças na vida de uma pessoa. Empreendimentos imobiliários envolvem vendas complexas, e é função do marketing buscar reduzir essa complexidade ao longo da jornada de compra.
Em suas estratégias de comunicação, considere produzir conteúdos relevantes sobre temas do setor imobiliário e da construção civil nas redes sociais. Com isso, além de divulgar sua marca, você também pode se tornar autoridade no assunto – uma fonte confiável de informações para seus clientes e possíveis clientes.
Redes sociais para construtoras: vale a pena investir?
A tecnologia fez as pessoas ficarem mais ligadas antes de assinar um contrato de compra. Afinal, informações podem ser acessadas em poucos cliques. Dessa forma, o público-alvo do seu negócio sabe muito bem o que quer e do que precisa. Então, a sua empresa deve funcionar como um guia para levá-lo até lá.
As construtoras precisam acompanhar o desenvolvimento do mercado. É necessário que consigam falar a mesma língua que o público e aproveitar as novas possibilidades para vender. Contudo, não basta apenas criar uma página na rede social e acreditar que isso é o suficiente. É preciso seguir alguns passos, como indicaremos a seguir.
Desenvolva conteúdos relevantes
O conteúdo promoverá o engajamento e as interações com seus clientes. Por isso, defina uma matriz com todos os temas relacionados ao seu negócio que possam ser interessantes para o público.
É extremamente importante manter a atualização contínua da rede com materiais de qualidade. Acompanhe tendências e faça um planejamento mensal de publicações. Vale ressaltar que o novo consumidor tem voz ativa e grande poder de influência. Assim, é capaz de compartilhar em grande escala conteúdos e opiniões a favor ou contra a construção civil.
Use uma linguagem adequada
As redes sociais para construtoras pedem uma linguagem mais descontraída, que fuja um pouco do padrão empresarial. Por isso, o modo de falar é fundamental. Tente não usar termos muito técnicos e busque a melhor comunicação com os clientes.
Para isso, o ideal é realizar pesquisas antes de iniciar a sua página. Assim, ficará mais fácil identificar qual é o perfil do seu público.
Mantenha uma boa interação
A interação nas redes sociais pode ser feita por meio de postagens criativas. É importante fugir de textos longos e muito didáticos. Além disso, uma boa ideia é usar vídeos curtos sobre as obras, para gerar curiosidade nas pessoas que seguem a página.
Melhores redes sociais para construtoras
O universo das redes sociais cresceu muito ao longo dos últimos anos. Mas existem quatro principais redes que você precisa conhecer.
Facebook: continua sendo a principal rede social do mundo, embora venha perdendo espaço ano após ano. O Facebook apostou em grupos (privados e abertos), e a iniciativa deu certo. Você pode encontrar de grupos de vendas até comunidades de corretores, investidores etc. As páginas empresariais também podem ser adaptadas e fornecem diversos recursos de comunicação.
Instagram: a regra é ser visualmente atrativo. Pode ser uma boa saída para exibir a beleza e as funcionalidades dos seus empreendimentos, com legendas curtas, porém informativas. Além disso, é um excelente local para o uso de vídeos. “Tours” visuais pelos apartamentos também são uma boa pedida.
YouTube: criar um canal no YouTube é uma maneira de falar sobre conteúdos da construção civil. Essa é uma estratégia eficiente para estimular as vendas de imóveis.
LinkedIn: já se tornou quase indispensável. Trata-se de uma rede social para networking, e é onde todos os negócios deveriam estar. Porém, cuidado: por lá, o papo é sobre empresas, profissionalismo, cultura e valores. Definitivamente, não é o lugar certo para utilizar abordagens muito comerciais.
5 boas práticas em redes sociais para construtoras
As redes sociais desempenham um papel fundamental na estratégia de marketing, visto que é por meio delas que grande parte do público, nos dias de hoje, está presente. Confira agora 5 boas práticas que podem ser aplicadas:
Reels
O Reels é uma ferramenta do Instagram para a publicação de vídeos curtos, turbinados com a criatividade dos usuários. Com até 30 segundos de duração, os usuários podem editar o conteúdo da forma que desejam, repletos de efeitos e outros recursos atrativos.
Por ser ainda uma novidade, o Instagram projeta os Reels para um número maior de usuários. Isso significa que, quanto mais sua marca investir nesta ideia por agora, melhores as chances de potencializar os resultados dessa prática.
Veja exemplos que a Elévon criou para a Construtora Inspire.
Posts em carrossel
Os posts no formato carrossel no Instagram se tornaram uma tendência muito forte. Além de serem mais atrativos, trazem interatividade para suas publicações e aumentam o engajamento na rede. Sabe qual é o resultado? Maior número de salvamentos e compartilhamentos entre as pessoas. Nada mal, né?
Talvez um dos grandes diferenciais desse tipo de publicação, é a maior quantidade de posts que você pode fazer em apenas uma publicação. Esse ponto deixa suas criações muito mais ricas e chamativas para o público.
Veja exemplos de post em carrossel que a Elévon criou para a PROCAVE.
Publicação semanal
Trabalhar com Marketing Digital, principalmente com as ações de Marketing de Conteúdo, é uma excelente maneira de ampliar a visibilidade online da sua construtora. Dentro dessa estratégia, a publicação de conteúdos com base em um calendário editorial têm relação direta com o aumento de diversas métricas importantes, como tráfego do site, número de sessões, volume de leads e taxas de conversão.
Entretanto, não basta publicar conteúdo por publicar. Para alcançar sucesso na estratégia, é preciso ter um bom planejamento, e isso inclui a definição de objetivos, personas e métricas. E todas essas informações são insumos valiosos para a construção do seu calendário editorial.
Veja um exemplo de publicações semanais criadas pela Elévon para a Márcio Rapôso Imóveis.
Conteúdo relevante
Você já deve ter ouvido falar que o segredo para ter sucesso em um negócio na internet é escrever bons conteúdos e se comprometer a publicá-los com uma frequência relevante para o seu público-alvo, além de investir no engajamento que esse conteúdo possa ter para a sua base de leitores.
Empresas que investem nisso, tendem a obter mais resultados e com um custo menor ao longo dos anos, pois um conteúdo feito hoje (desde que seja atemporal), pode nutrir leads para a sua empresa nos anos futuros.
Conheça exemplos de bons conteúdos gerados pela Elévon para a ABC Empreendimentos.
Qual é a melhor rede social para a divulgação da sua construtora?
As redes sociais para construtoras são excelentes ferramentas para aumentar o fluxo de vendas da sua empresa. Como descobrir a mais indicada para o seu negócio? É necessário fazer uma pesquisa e verificar qual delas combina melhor com o seu público. Após essa avaliação, fica bem mais fácil identificar em qual rede social apostar.
Para crescer, é preciso investir
O Facebook e o Instagram praticamente não permitem o crescimento orgânico de novas páginas. Desse modo, o desenvolvimento de campanhas patrocinadas é fundamental. Aliás, essa é uma maneira de atingir o seu público-alvo com muito mais facilidade.
O investimento realizado em campanhas é irrisório perto dos benefícios que as redes sociais trazem para o seu negócio. As ferramentas são inteligentes e encontram pessoas que acabaram de pesquisar algo relacionado à construção civil. Ou seja, possivelmente ficarão interessadas pelo que você tem a oferecer.
Você já entendeu que as redes sociais para construtoras são algo especial. Mas como garantir o posicionamento da sua marca da melhor maneira possível? Contar com a parceria de uma agência de marketing digital é um bom caminho. A Elévon tem experiência no segmento e profissionais criativos, capazes de desenvolver ótimos conteúdos para o seu negócio.
Lembre-se, as redes sociais para construtoras são poderosos canais de comunicação para aproximá-lo de seu público. Explore suas possibilidades e obtenha resultados efetivos!
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