A ascensão da internet transformou o comportamento do consumidor e a forma de se fazer marketing. Hoje, ter uma presença digital consistente é fundamental para qualquer empresa, independente do tamanho ou ramo de atuação. Quanto maior a maturidade digital de um negócio, mais chances tem de posicionar-se como autoridade em seu segmento, atrair público qualificado e gerar vendas.
Por meio de uma estratégia de crescimento, como o Inbound Marketing, é possível estruturar todo o processo de atração, nutrição e conversão, criando assim uma “máquina de vendas” online.
Pensando nisso, compartilhamos esta escala de Maturidade Digital, para você entender melhor os diferentes passos que o marketing de sua empresa deve percorrer. Sempre, claro, com o objetivo de gerar muitas novas vendas todo mês, de forma recorrente, previsível e escalável.
10% – Presença Digital
O que você precisa ter e fazer:
- Site Responsivo – Ter um site profissional e responsivo.
- Redes sociais – Criar a Fanpage de sua empresa nas redes sociais.
- Google Meu Negócio – Configurar o Google Meu Negócio.
- Google Analytics instalado – Instalar o Analytics em seu site.
O que esperar:
Aqui você terá o mínimo necessário para que as pessoas encontrem sua empresa na internet. Nesta fase seu site funciona como um cartão de visitas ou folder digital. Nele, você pode apresentar sua empresa, mas poucos ou nenhum prospect entra realmente em contato com você por meio do seu site.
20% – Visibilidade
O que você precisa ter e fazer:
- Blog – Ter um blog. Mas você não necessariamente atualiza com frequência.
- Anúncios – Investimento de pelo menos R$300 em mídia paga e anúncios no Google.
O que esperar:
Você começou a escrever no seu blog, mas ainda escreve quando lembra. Deixando seu site meses ou mesmo anos sem ser atualizado. Você sabe que é importante, porém não tem tempo nem equipe para realizar estas tarefas. Algumas pessoas começam a se interessar por seus artigos, no entanto poucos ainda fazem contato.
30% – Marketing de Conteúdo
O que você precisa ter e fazer:
- Persona – Definir ao menos 1 Persona para o seu negócio.
- Jornada de compra – Construir a Jornada de Compra de seus clientes.
- Estratégia de Conteúdo – Planejar a pauta de conteúdos para o trimestre.
- Produção e publicação regular – Criar e publicar ao menos 4 blog posts por mês ou 3 posts sociais por semana.
O que esperar:
Aqui você começou a se comprometer com o seu Marketing Digital. Já analisou estrategicamente seu público, como compra, suas dúvidas, necessidades, objetivos… E começou uma produção constante e organizada de conteúdos.
40% – Prova de Canal
O que você precisa ter e fazer:
- Configuração RD Station: Configuração da plataforma de automação de Marketing.
- Mecânica de geração de Leads: Criação de oferta, material rico, landing pages e call to action para iniciar um processo de geração de Inbound Leads qualificados.
- Funil do Marketing: Monitorar seus dados e números com o Funil do Marketing.
- Investimento em mídia paga: pelo menos R$ 1.000
- Primeiras vendas: Aqui se estruturam os passos para o processo de vendas aos clientes Inbound.
O que esperar:
A Prova de Canal é o primeiro passo da estratégia de Inbound Marketing. Aqui, você começa a entender de forma mais estruturada, como utilizar a internet como meio de aquisição de clientes para a sua empresa. Você começa a utilizar ferramentas para automatizar e monitorar suas ações. Seu comprometimento com o investimento e resultados também aumenta. E as vendas começam a aparecer.
50% – Automação do Marketing
O que você precisa ter e fazer:
- Segmentação de leads – Definir os campos personalizados para a segmentação de leads.
- Automação de marketing – Criar fluxos de emails com base na Jornada de Compra.
- Relacionamento por email – Enviar campanhas de email Marketing para a base de leads.
- Mídias Sociais – Publicar os conteúdos criados nas redes sociais e investir na divulgação.
- Remarketing – Desenvolver uma estratégia de anúncio avançadas com remarketing e públicos personalizados.
O que esperar:
As primeiras vendas com o Inbound já começaram. Agora você precisa formular o conjunto de ações recorrentes que darão mais volume e previsibilidade na geração de Leads e Vendas. Sua máquina de marketing e vendas está começando a rodar e a gerar resultados.
60% – Otimização Constante
O que você precisa ter e fazer:
- Otimização na produção de conteúdo: Acompanhar no ranking orgânico do Google a evolução das páginas de conteúdo e realizar de otimizações de SEO On Page, levando em consideração as palavras-chave.
- Qualificação de Leads: Definir os critérios mínimos de interesse e engajamento que cada Lead precisa atender antes de ser enviado para a equipe de vendas.
- Definição e análise de metas: Analisar a performance e o resultado de cada conteúdo, bem como os canais de aquisição, com o objetivo otimizar estratégias e melhorar taxas de conversão.
O que esperar:
Seu marketing já está maduro, girando de forma autônoma e crescendo organicamente. O objetivo é montar uma base sólida e confiável para sua operação. E fazer os ajustes finos necessários para crescer em volume e melhorar constantemente seu posicionamento em cada palavra-chave.
70% – Integração Marketing e Vendas
O que você precisa ter e fazer:
- Integração entre Marketing e Vendas: Revisar o funil de aquisição de clientes, desde a atração até o fechamento de vendas.
- CRM: ter um processo de vendas bem definido no CRM, com gatilhos de entrada e saída de cada etapa, os motivos de perda e as objeções.
- Jornada de compras automatizada: Desenhar as jornadas de compra para cada produto e/ou serviço, definindo fluxos de nutrição com base nelas.
- Roteamento de Leads Qualificados: Configurar o Lead Scoring com o perfil e interesse da persona ideal, segmentar toda a base de Leads e definir automação para repasse dos Leads para a equipe de vendas.
- Implementação de Inboun Sale – Treinamento e qualificação da equipe comercial para abordagem de venda Inbound.
O que esperar:
Suas equipes de Marketing e Vendas estão alinhadas. Cada dia mais, os leads enviados para a equipe de vendas são qualificados. O objetivo é aumentar o volume, porém abordar comercialmente apenas os prospects maduros e prontos para comprar.
80% – Referência Digital
O que você precisa ter e fazer:
- Criação de novos canais de aquisição: Aumentar geração de Leads, reconhecendo a origem de Leads por canal.
- Otimizações de SEO: Aquisição de backlinks, SEO Off Page, arquitetura do site, análises preditivas para produção de conteúdo.
- Ser autoridade em seu assunto: Ter um blog com conteúdo que abranja um grande volume de dúvidas e desafios das personas recebendo citações e links externos de outros sites e mídias.
- Fidelização de clientes automática: Criar fluxos de automação de email segmentados por perfis de clientes para aumentar a retenção.
- Playbook de vendas: documentar todos os passos do seu processo de vendas em um playbook, definindo as personas, o Perfil de Cliente Ideal, seus produtos, valores, objeções e respostas.
O que esperar:
Você já é referência em seu segmento, sempre que se procura na internet as palavras-chave relacionadas às dúvidas e desafios de sua persona, você é sempre encontrado nas primeiras posições. Sua estrutura de relacionamento automatizado já está madura e segmentada por diversos perfis de interesse e fases da jornada de compra.
90% – Fluxo completo
O que você precisa ter e fazer:
- Processo de análise de Sales Ops: Criar um processo de análise que traz feedback ao marketing para atualizar Lead Scoring e metas.
- Automações para oportunidades perdidas: Criar automações para tratar diferentes causas de oportunidades perdidas ao longo do funil.
- Produção de conteúdo segmentado: Aumentar o alcance e a eficiência dos conteúdos com base na revisão das personas criadas.
O que esperar:
Sua empresa já tem uma operação fluida e de alto volume, com boa penetração de mercado. O objetivo é automatizar os processos e ganhar escala.
100% – Maturidade Digital
O que você precisa ter e fazer:
- Configuração de Marketing BI: Levantar insights valiosos para o negócio utilizando Marketing BI.
- Experimentos de growth hacking: Criar um framework de experimentos para otimizar as taxas de conversão do funil.
- Revisão de boas práticas em cada canal: Buscar e implantar as práticas mais avançadas e atuais em cada canal de geração de Leads.
- Workflows de Customer Marketing: Criar workflows de relacionamento específicos para clientes, com objetivo de retenção e entrega de sucesso.
O que esperar:
Nessa etapa a preocupação está em usar os dados e a inteligência para conseguir capitalizar melhor toda a estrutura e as ações que já estão sendo realizadas.
Conte com a Elévon
Conte com a ajuda da Elévon para estruturar sua estratégia de crescimento online e para posicionar-se como referência na internet! Quer saber como começar? Preencha o formulário abaixo: