O marketing para construtoras é uma ferramenta poderosa e eficiente para a captação de leads. Além disso, emprega-se em geração de vendas, construção da autoridade da marca e visibilidade da empresa no mercado. Das estratégias, as redes sociais ganham destaque, porque permitem ampliar seu alcance e estreitar a relação com o público.
Elas são mais do que plataformas para a interação e o relacionamento entre indivíduos. O uso massivo das redes e as mudanças no comportamento dos consumidores abriram oportunidades para divulgar marcas e empresas. Quando aplicadas como ferramentas de marketing e publicidade, as redes sociais possibilitam atingir um público maior e expandir os negócios.
No entanto, é importante saber que o uso das redes sociais para fins comerciais exige planejamento e estratégia. É preciso:
- conhecer bem o público-alvo;
- escolher as redes mais adequadas para a empresa;
- criar conteúdos relevantes e atrativos;
- e monitorar tudo isso.
Dá trabalho? É claro! Mas pode ter certeza de que o marketing para construtoras nas redes sociais traz resultados muito positivos. Acompanhe a leitura para saber mais sobre o assunto!
O papel do marketing digital para construtoras
No cenário atual, o marketing digital para construtoras tem um papel cada vez mais relevante. Isso porque é justamente na internet que tem início a jornada de compra dos clientes.
Uma das principais vantagens é a possibilidade de segmentar o público-alvo. Desse modo, criam-se campanhas conforme as características e os interesses dos potenciais clientes. Assim, fica mais fácil alcançar um público qualificado e aumentar as chances de vendas.
Também é possível mensurar os resultados das suas campanhas em tempo real. Isso oportuniza verificar a necessidade de ajustes e melhorias, conforme a performance.
Outro grande benefício do marketing digital está na oportunidade de criar um relacionamento mais próximo com o cliente. Aqui, as redes sociais são fundamentais, já que permitem uma comunicação mais direta, simples e informal.
Como você sabe, uma simples pesquisa pode levar o consumidor aonde ele deseja. Isso significa:
- obter mais informações;
- descobrir imóveis conforme o seu orçamento e estilo;
- comparar preços;
- tirar dúvidas, e muito mais.
Vejamos o relatório DIGITAL 2023: BRAZIL, publicado em fevereiro de 2023, uma parceria entre We Are Social e Meltwater. Ele indica que, no início deste ano, havia 181,8 milhões de usuários de internet no país. E destes, pasme (!), 152,4 milhões, ou o equivalente a 70,6% da população total, usam as redes sociais.
Agora, já imaginou se um possível cliente faz uma busca em uma dessas plataformas e não encontra o seu negócio?
O panorama do mercado imobiliário atual
O mercado imobiliário brasileiro foi um dos poucos segmentos que conseguiram manter o ritmo durante a pandemia de covid-19. Esse fato demonstra o quanto o setor é sólido e estável.
Nos primeiros 11 meses de 2022, um levantamento da ABRAINC apontou um aumento de 12% no volume de venda de imóveis novos. Os segmentos de alto e médio padrão puxaram as vendas, com 30% de todas as propriedades comercializadas no período. O Índice FipeZap+ mostra ainda que o ano fechou com alta de 6% no valor de venda residencial.
Mesmo com juros altos, grave inflação e inúmeros ajustes do mercado, houve espaço para sustentação e para números bastante positivos. Ao analisar esses dados, o panorama do mercado atual se mostra favorável, com oportunidades para o segmento continuar avançando.
Outra pesquisa, desta vez da Brain, ouviu 290 construtores, incorporadores e loteadores no mês de novembro de 2022. Os dados demonstram que as expectativas para este ano são otimistas. Novos investimentos fazem parte da estratégia de 55% das empresas, e 56% acreditam em um 2023 promissor.
Identificando o público-alvo: quem são seus clientes e onde eles estão?
É fundamental descobrir quem são seus potenciais compradores e onde eles estão. Isso permitirá que sua construtora direcione esforços de marketing e venda para o público certo, aumentando as chances de sucesso.
O público-alvo é um grupo de pessoas que compartilham:
- características populacionais e socioeconômicas;
- hábitos de consumo;
- personalidade e estilo de vida, entre outros aspectos;
- e potencial interesse em produtos ou serviços oferecidos por uma empresa.
No marketing para construtoras, há um primeiro passo, muito importante, para identificar o público-alvo. Trata-se de entender o tipo de imóvel que você oferece e as principais características dele.
Depois, avalie se são propriedades destinadas a um público mais jovem, familiar ou idoso, por exemplo. Quais são as necessidades específicas desses grupos? A partir disso, é possível criar campanhas direcionadas, usando os canais de comunicação mais efetivos para alcançá-los.
A análise sobre o mercado imobiliário local também ajuda na identificação de tendências e padrões de consumo. Se há empresas se mudando para a região, pode existir maior demanda por imóveis comerciais ou residenciais para trabalhadores, por exemplo.
Descobrir quais são esses padrões permite que a construtora se adapte ao mercado local. Dessa forma, oferece imóveis que atendem às necessidades específicas da região.
O poder das redes sociais: por que elas são importantes para o marketing digital?
No contexto do marketing digital, as redes sociais têm um papel fundamental enquanto meio de comunicação. Elas são muito mais abrangentes do que as mídias tradicionais e ampliam o poder de participação dos usuários.
Assim, as pessoas podem se engajar com conteúdos e marcas com que simpatizam, interagir nas publicações e gerar credibilidade. Lembra o gatilho de prova social? Ele funciona muito bem nas redes sociais. Afinal, diz respeito à fala de alguém que está na nossa rede de amigos e em quem confiamos.
Justamente por isso, as redes sociais se tornaram o espaço que faltava para as empresas. Por meio das redes, as organizações podem se conectar diretamente com o seu público-alvo. Assim, potencializam os seus esforços em marketing digital.
Isso significa que já não se trata de uma escolha. Empresas que desejam criar relacionamentos com potenciais clientes precisam ter uma presença forte nas redes sociais.
Escolhendo as plataformas: quais redes sociais usar para a sua construtora?
Agora, guarde a sua munição, porque não adianta sair atirando para todos os lados! Uma abordagem contundente de marketing digital para construtoras nas redes sociais precisa de estratégia e planejamento.
Antes de mais nada, é necessário conhecer as particularidades de cada uma das plataformas. Entenda quais conteúdos e diferentes formatos funcionam melhor, sem esquecer o público-alvo e o propósito da sua empresa.
Conheça um pouco mais sobre as redes e o número atualizado de usuários, conforme o relatório DIGITAL 2023: BRAZIL. Nesse sentido, descubra ações interessantes para ter bons resultados.
Com 109,1 milhões de usuários ativos, o Facebook permite a criação de páginas empresariais. Estas podem ajudar a promover seus empreendimentos e gerar engajamento com o seu público-alvo.
Anúncios pagos, em formato de foto, vídeo ou carrossel, podem ser direcionados para pessoas com interesse em imóveis, por exemplo. Também são dedicados a usuários em determinada localização geográfica para gerar cliques, conversões e visualizações. Você pode utilizar a rede na sua estratégia de marketing para construtoras a fim de:
- educar os seguidores sobre a sua marca;
- ampliar o alcance;
- atrair clientes;
- segmentar a sua audiência;
- e gerar vendas.
O Instagram tem 113,5 milhões de usuários ativos e surgiu como uma rede social para o compartilhamento de fotos. Hoje, são os vídeos que dominam o feed.
Para as construtoras, é uma oportunidade incrível de apresentar os empreendimentos de forma visualmente atraente. Entre outras ideias inspiradoras para atrair clientes em busca de projetos arrojados e inovadores, você pode, por exemplo:
- realizar vídeos do andamento das obras;
- stories de bastidores;
- reels mostrando o design e a arquitetura de propriedades prontas, participações em feiras e eventos.
A rede também permite anúncios pagos, com recursos para criar e gerenciar quando e onde a sua publicidade será veiculada. Além do orçamento dos anúncios, há testes e mensuração de performance.
O LinkedIn tem atualmente 59 milhões de usuários ativos e é uma rede voltada para o mundo corporativo. Portanto, é uma excelente alternativa para ampliar o seu networking, certo? Faça publicações para falar sobre a empresa, realizações e projetos, bem como vagas de emprego e oportunidades de negócios.
Assim como nas outras redes sociais, também é possível fazer anúncios pagos no LinkedIn – seja para promover o seu negócio ou gerar leads. A segmentação, inclusive, é uma das vantagens da rede. Ela é mais específica na entrega do seu conteúdo para perfis profissionais interessantes para sua empresa e sua estratégia.
TikTok
Com 82,21 milhões de usuários ativos, o TikTok é uma rede social de vídeos curtos. E, como todo mundo já sabe, vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. No marketing para construtoras, também pode ser utilizado para oferecer conteúdos relevantes e criativos que gerem engajamento com seu público-alvo.
Que tal começar com dicas de decoração, bastidores da construção de um novo empreendimento ou tours virtuais, por exemplo?
Os anúncios pagos também podem dar excelentes resultados por aqui. A plataforma se mostra uma excelente opção para aumentar a exposição e a consideração da marca, além da conversão de vendas.
Com 28,05 milhões de usuários, o Pinterest serve para o compartilhamento de imagens. Pode ser usado por construtoras para divulgar desde inspirações de decoração, paisagismo e arquitetura até imagens dos próprios empreendimentos.
Os lançamentos da sua empresa podem ser potencializados com isso, ajudando o seu negócio a encontrar novos clientes.
Spotify
O Spotify é uma plataforma de streaming de música, mas pode ser usada no marketing para construtoras também. Que tal criar playlists temáticas relacionadas aos seus empreendimentos, como “músicas para relaxar na sacada do apartamento”? Já pensou em “trilha sonora para o home office”, ou ainda “músicas para decorar a casa nova”?
Com certeza, essa ação pode ajudar a criar identidade de marca e gerar engajamento com o seu público-alvo.
Como produzir conteúdo que chame a atenção do público?
Se você já conhece o seu público, é meio caminho andado! Saiba quem são, o que eles desejam e o que os motiva, por exemplo. Isso ajuda a direcionar seus temas para as necessidades e os interesses específicos dos seus seguidores.
Lembre que, atualmente, as pessoas são muito mais atraídas pelos conteúdos visuais. Sorte que você tem muito para mostrar, não é? Use imagens e vídeos dos seus empreendimentos, destacando as características e os benefícios de cada um. Inclua passeios virtuais, renderizações em 3D e imagens internas e externas.
Além disso, ofereça conteúdo educativo, com informações úteis e valiosas. Ajude o seu público a entender mais sobre o mercado imobiliário, como financiar um imóvel e outros tópicos relacionados. Assim, a sua estratégia de marketing para construtoras também construirá credibilidade e gerar autoridade para a sua marca.
A chave do sucesso na produção de conteúdo é focar o que o seu público deseja, combinado?
Como incentivar a interação dos usuários com a sua marca?
Agora que você já sabe como produzir seus conteúdos, é preciso entender como estimular a interação dos usuários com sua marca. Essa é uma forma eficiente de aumentar a conscientização e o engajamento do público com o seu negócio.
Além de criar postagens que se comuniquem diretamente com seus seguidores, como perguntas ou enquetes, nunca deixe questionamentos e comentários esperando.
O uso de hashtags e menções também pode aumentar a conscientização sobre a sua empresa. Ademais, gera novos leads e melhora o relacionamento com seus clientes atuais.
Lembre que, para as pessoas interagirem, é preciso ter uma página ativa. Para isso, é preciso, por sua vez, manter regularidade nas postagens. Não quer dizer que você precisa publicar todos os dias, mas é indicado estabelecer uma frequência e cumprir.
Cada rede social tem recursos próprios para facilitar a comunicação com os seus seguidores. Vale a pena explorar cada plataforma para aproveitar todas as possibilidades.
Como avaliar o sucesso das suas campanhas de marketing digital?
A boa notícia é que todas as campanhas de marketing digital podem ser monitoradas em tempo real. Para mensurar o sucesso de uma ação, é possível escolher métricas de acordo com suas metas e seus objetivos.
As métricas mais utilizadas são:
- visitantes;
- leads e taxa de conversão;
- leads por canal;
- Custo por Lead (CPL);
- Custo por Clique (CPC);
- taxa de abertura de e-mail;
- taxa de clique de e-mail;
- retorno sobre investimento (ROI);
- Custo de Aquisição de Cliente (CAC);
- ticket médio;
A Elévon é especialista em marketing para construtoras. Além de planejar e executar as suas campanhas, fica responsável pela otimização constante dos resultados. Também faz a apresentação dos relatórios de desempenho de posts, campanhas e anúncios, conforme as métricas selecionadas.
Como se manter atualizado e obter melhores resultados?
O marketing para construtoras é um campo em constante mudança. Por isso, é fundamental acompanhar as tendências do setor, como novas regulamentações e tecnologias, demandas do mercado e concorrentes. Assim, fica mais fácil adaptar sua estratégia.
Também é indicado seguir outros profissionais e estar atento ao que a concorrência vem fazendo. Isso possibilita ter insights e inspirações para a sua própria estratégia. Mas nada de copiar, hein?
Quando possível, participe de eventos e conferências, tanto do setor imobiliário quanto de marketing. Aprenda com especialistas e descubra novidades, técnicas e inovações.
É fundamental ainda analisar seus dados e suas métricas regularmente para entender como suas campanhas de marketing estão funcionando. Isso permite que você faça ajustes e melhorias em sua estratégia.
Experimente novas ideias e técnicas para ver o que funciona melhor para sua construtora e seu público-alvo. Vale testar diferentes plataformas de mídia social, criar diferentes tipos de conteúdo e realizar campanhas variadas.
Pode ser que você sinta necessidade de apoio para que sua estratégia de marketing para construtoras seja ainda mais efetiva. Considere a contratação de uma agência para desenvolver e implementar as ações com assertividade. Assim, sua empresa vai gerar os melhores resultados e se destacar nas redes e no mercado.
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