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Quando começar a investir em marketing digital?

Planejamento anual de ads: quando começar a criar campanhas de anúncios?

Você deseja ampliar o retorno sobre os investimentos que a sua empresa faz em marketing? Quer conquistar mais clientes e resultados melhores? Então saiba que elaborar um planejamento anual de ads é a estratégia perfeita. 

Anúncios pagos aumentam sua presença na internet, levam mais consumidores a descobrir seu negócio e conduzem esses leads à compra. Com as campanhas, você ainda consegue segmentar seu público eficientemente e reduzir custos, já que só paga quando há conversão. 

Para te ajudar a adotar as melhores práticas para o seu planejamento anual de ads, preparamos um conteúdo especial. Siga a leitura e saiba mais!

Como usar o planejamento anual para aumentar suas vendas?

Para começar o seu planejamento anual, é preciso:

  • definir quais são os objetivos do negócio e as metas para o próximo período;
  • determinar o orçamento;
  • elencar os investimentos que serão realizados.

Assim fica mais simples decidir qual será o seu plano de ação, bem como as iniciativas que conduzirão seu crescimento. 

Um planejamento eficiente permite ainda avaliar todas as operações para possíveis correções de rota. Isso significa que, quando uma estratégia não está surtindo o efeito desejado, é possível fazer ajustes, por exemplo.

Qual é a importância do digital para o planejamento anual?

Incluir o marketing digital no seu planejamento anual é indispensável para ampliar a sua presença on-line. Afinal, é na internet que a jornada de compra dos consumidores acontece. 

O primeiro passo, como você já deve saber – e até mesmo fazer –, é uma pesquisa. Esta pode ser efetuada:

  • nos motores de busca, como o Google;
  • ou mesmo no YouTube e nas redes sociais, como o Instagram e, mais recentemente, o próprio TikTok. 

E se, ao buscar o produto ou serviço desejado, a sua página não estiver entre os primeiros resultados? Nesse caso, a chance de que esse cliente seja fisgado pelos concorrentes é bem grande. 

Para ocupar as primeiras posições, nada melhor que um bom planejamento anual ads, aliado a outras ações estratégicas de marketing digital.

Planejamento anual: quando começar a criar campanhas de ads?

O Google Ads é uma das estratégias de marketing digital mais efetivas. Portanto, elaborar o seu planejamento anual ads e definir suas campanhas é uma iniciativa que deve começar agora mesmo. 

Pense bem: o ano está chegando ao fim, em breve 2023 vai dar as caras. Assim, é fundamental começar com o pé direito e um plano estruturado para crescer, concorda? 

Vamos começar? 

Atraia mais clientes

Entenda a sua empresa e o que faz mais sentido para ela

Para começar o seu planejamento anual ads, é indicado que você entenda a situação atual da sua empresa. Identifique exatamente quais são os pontos fortes e o que precisa ser aprimorado. 

Além disso, é bem-vinda uma avaliação sobre o seu nicho de mercado e a sua concorrência. Assim, você pode mapear o que já está sendo feito e compreender como melhorar o seu posicionamento na rede.

Essa análise também permite que você verifique o que faz mais sentido para o seu negócio – onde e como anunciar, por exemplo. 

Defina o que pretende com a sua campanha

Gerar novos leads? Receber mais ligações? Construir a autoridade da marca? Vender mais? Quanto? Quais são, de verdade, as suas metas para 2023? 

Defina os objetivos da sua campanha ainda na fase do planejamento anual ads. Isso é importante para que você possa pensar em ações mais realistas, relevantes e mensuráveis. 

É claro que você pode trabalhar diferentes objetivos. Porém, nesse caso, as campanhas também precisam ser diferentes, possibilitando a análise das métricas individualmente, para cada uma das ações. 

Depois, organize um calendário completo, com datas e etapas a serem cumpridas.

Estabeleça a sua persona

Para que suas campanhas sejam assertivas, não adianta mirar no seu público-alvo. Ter uma persona bem definida, ou mais de uma, é essencial para que você possa fazer uma segmentação certeira. Isso porque a sua persona é a representação do seu cliente ideal. 

Para isso, é preciso que você reúna algumas informações:

  • Dados demográficos (idade, gênero, renda e localização).
  • Status familiar e profissional.
  • Características psicológicas.
  • Pontos fortes e fracos.
  • Influências, entre outras

A partir desses dados, fica mais fácil traçar o perfil da sua persona. Consequentemente, será possível direcionar suas ações e campanhas para impactar esses clientes.

Elabore seu plano de ação

No planejamento anual ads, seu plano de ação se refere à operação. Aqui, você deve determinar:

  • as iniciativas que serão colocadas em prática;
  • em que momento;
  • e quem será o responsável pela condução de cada passo.

Imagine que a sua meta é construir autoridade para a sua marca. Então, no plano de ação, inclua a criação de conteúdo para blog, a periodicidade dos blog posts e o redator. Com um plano de ação bem estruturado, fica mais fácil alcançar os resultados almejados.

Planejamento anual: por que contratar uma agência?

Elaborar o planejamento anual ads pode parecer simples à primeira vista, mas contratar uma agência especializada é o melhor caminho. Primeiramente, você contará com profissionais capacitados e familiarizados com todos os detalhes dos anúncios e das campanhas. Ademais, não perderá o foco no que mais importa: fazer o seu negócio evoluir.  

Campanhas elaboradas por especialistas em ads performam melhor e mais rapidamente. Por isso, conte com a Elévon. Fale conosco e descubra como podemos ajudar a entender o cenário atual do seu negócio. Vamos juntos definir os passos para crescer muito mais em 2023! 

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